Sobre acolher e ser acolhido...

    Publicado por:  Erléia Lima Vandelão

Com o retorno das atividades presenciais no CMEI Dona Bertha, realizamos nossa reunião da Semana Pedagógica. Momento destinado ao estudo dos profissionais e à reflexão sobre a prática pedagógica.

Em 2021 o Caderno da Semana de Estudos Pedagógicos tem como temática “O Acolhimento enquanto princípio e fundamento das relações na Educação Infantil” a partir da necessida­de de refletirmos e trilharmos ações que apoiem as demandas decorrentes de nosso atual momento histórico.

Partindo da premissa de que vivemos um momento atípico, passando por uma pandemia, as ações de acolhimento devem ser nossa bandeira. Nossas crianças estão muito tempo em casa, longe do convívio social, das interações com outras crianças. O retorno gradativo às unidades educacionais precisa ser pensado com carinho e responsabilidade. Porém, para acolher precisamos primeiramente ser acolhidos em nossas fragilidades, medos e angústias.

Ao realizarmos os nossos estudos sobre acolhimento, pensamos em acolher as nossas profissionais fazendo uma conexão com nosso passado, caminhando pelas lembran­ças da nossa e de outras infâncias, viajando nas memórias e abrindo espaço para a escuta e a empatia, repensando o contexto atual, tendo um olhar cuidadoso para as novas formas de acolher, de estar junto, de partilhar, de conviver...

 

Autor: Erléia Patrícia Lima Vandelão | Fonte: CMEI Dona Bertha
00291343.jpg
111
1/2