SME conquista o Selo SESI ODS 2018 com o projeto de Robótica Educacional

    Publicado por:  Aline Alvares Machado

Na noite de ontem (30/10), a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba conquistou o Selo SESI ODS 2018, pelo projeto de Robótica Educacional, junto com o projeto Linhas do Conhecimento.

Na prática, isso significa que o projeto de Robótica da SME de Curitiba é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das práticas que promove os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de reconhecer a SME como uma articuladora do crescimento sustentável do Estado do Paraná.

Por isso, por um ano, o selo ODS será usado na página e nos documentos oficiais do projeto, pois significa um reconhecimento da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), que é parceira da Organização das Nações Unidas (ONU) na promoção dos ODS no Estado do Paraná.

Ao todo, foram inscritos 361 projetos de todo o Estado. O projeto de Robótica foi inscrito na categoria “Poder Público Municipal”, ficando entre os 65 finalistas e recebendo o selo ODS 2018.

Os projetos da SME também ficaram em 2º lugar na escolha do público presente no Congresso SESI.

A premiação tem o objetivo de estimular e reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para a promoção de dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional assinado em 2015, por 193 países, durante a Assembleia Geral da ONU. Na ocasião, o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar metas de desenvolvimento sustentável a serem alcançadas até 2030.

A Robótica Educacional, enquanto projeto extracurricular, acontece nas escolas municipais desde 2004. O reconhecimento da ONU, através do selo SESI ODS, é de valor inestimável para todos os professores, estudantes e unidades que participam do projeto, e um indicativo de que todo o esforço de todos aqueles que vêm contribuindo com o seu crescimento está na direção certa.

Você sabe quais são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? CLIQUE AQUI e conheça a agenda 2030.

Para saber o que o seu município está fazendo para cumprir o compromisso sustentável, consulte os indicadores e relatórios personalizados do Portal ODS.

Autor: Aline Alvares Machado | Fonte: CTDI e Portal SESI ODS