Sistema Solar com robôs

    Publicado por:  Gisela Willms de Oliveira

A prática de Ciência e Tecnologia, desenvolvida no contraturno escolar do Cei Raoul Wallenberg, visa proporcionar aos estudantes o letramento científico e tecnológico que se origina das interações entra a Ciência, Tecnologia e a Sociedade, tendo como função social que, os estudantes, mesmo não sendo cientistas, sejam capazes de atuar na sociedade compreendendo as inter-relações e estruturas que regem a influência da Ciência e da Tecnologia em suas vidas.

Unindo o conteúdo de Astronomia e o recurso de Robótica Ludobot, os estudantes dos 3°, 4° e 5° anos, junto com a professora Débora, estudaram o Sistema Solar e criaram um modelo deste Sistema.

Em um primeiro momento os estudantes desenharam os oito planetas, depois construíram o robô com as peças Ludobot e então fizeram a programação com o auxílio da professora Débora para que ele executasse a tarefa de andar seguindo uma linha preta, que neste caso eram as órbitas de cada planeta.

O resultado foi um grande aprendizado, pois os estudantes conseguiram visualizar o movimento de translação realizado pelos planetas ao redor do Sol, determinando a duração do ano de cada um.

Autor: Gisela Willms de Oliveira | Fonte: CEI Raoul Wallenberg
00345685.jpg
Sistema Solar com robôs
1/14