Setembro amarelo: Escuta, Acolhimento e Apoio.

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

O Setembro Amarelo é uma campanha iniciada em 2015, que tem a data de 10 de setembro como o dia Mundial de Prevenção ao suicidio. O CMEI Centro Cívico, junto a Comissão de Educação em Direitos Humanos cuidam do bem estar, prezando pelo acolhimento e pelo diálogo no cotidiano do CMEI, assim como nos inspira Malaguzzi para a escola amável, onde o bem estar das crianças, famílias,  profissionais e comunidade é o grande objetivo.

Neste contexto, as ações cotidianas de cuidado e de bem estar pautam as ações de todos no CMEI. E como o tema esta em voga, as crianças acabam participando e perguntando sobre a temática.

Desta forma, na unidade os professores oportunizam diálogos e nas relações do cotidiano ao qual as crianças passam a perceber e combater os processos de estigma e discriminação relacionados ao assunto, através de possibilidades que dialoguem com a liguagem e pensamento infantil. Nesse sentido, priorizam o diálogo, as relações humanas e sociais no cotidiano, afim de pensar os momentos difíceis através do acolhimento, do olhar para o outro, do respeito, de solidarizar-se com o próximo, evitando situações de bullying. As turmas dos prés em uma ação coletiva, comunicaram e trouxeram o seu olhar acolhedor, a partir de desenhos contemplando a divulgação desta campanha ás famílias e comunidade.

 

Autor: Sonia Maria Schwarszbach e Lorena Gid | Fonte: CMEI Centro Cívico
00313612.jpg
Setembro amarelo
1/10