Servidores da ativa e aposentados de todas as áreas da Prefeitura de Curitiba podem se inscrever para o ciclo de palestras Arte, Cultura e Psicanálise, organizado pela Secretaria Municipal da Educação.
O primeiro ciclo de palestras será ministrado de 14 de março a 2 de maio, pelo professor e psicopedagogo Wanderley Paris (pós-graduação em Neurociência e Educação e Mestrado em Estudos Linguísticos).
A realização é da Gerência de Educação, Cultura e Desenvolvimento Pessoal da Educação.
Cada palestra, ao vivo, terá duas horas de duração. Há opções de horários pela manhã, tarde e noite. As inscrições podem ser feitas pelo portal Aprendere. Acesse aqui o link da primeira palestra.
As palestras integram os eventos de formação em Desenvolvimento Pessoal da Secretaria Municipal da Educação, realizadas por meio do Programa Veredas Formativas.
Somente no ano passado, o Veredas ofereceu mais de 326 mil vagas para formação profissional. Desde 2018, quando foi lançado, o programa impulsiona as ações voltadas ao desenvolvimento profissional na rede municipal de ensino.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o programa permite que cada profissional da rede de ensino escolha como fazer a formação continuada.
“O Veredas foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional”, explica Maria Sílvia.
A pesquisa é disponibilizada anualmente no Portal da Educação e os servidores podem participar indicando as demandas de formação.
Durante a pandemia da covid-19, as formações foram realizadas on-line, inclusive as edições de 2020 e 2021 da Expo Educação foram digitais, com recordes de inscrições, ultrapassando 94 mil inscritos em 2021.
Este ano, o Veredas continua oferecendo formações on-line e semipresenciais.
Revista
O Veredas Formativas também tem uma publicação on-line. É a Revista Veredas On-line. As produções desta nova edição incluem a literatura infantil na formação do caráter e no desenvolvimento cognitivo, implicações do professor contemporâneo frente à pedagogia e aos nativos digitais, o circo: na quadra, nos poemas e na dança, trabalho com resolução de problemas na perspectiva do letramento, a temática dos animais de estimação no contexto das aulas de práticas de educação ambiental, entre outros.
Desde 2019, a publicação reúne produções e trabalhos de servidores da área, que estimulam reflexões teóricas e práticas do campo educacional como forma de incentivo ao desenvolvimento profissional.
Autor:
SME
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Fonte:
SME