Será que a borboleta lembra que foi lagarta?

    Publicado por:  Leisirre Aparecida Beliziani

Será que a borboleta lembra que foi lagarta?

A turma do Pré Único anda muito curiosa para conhecer mais sobre as borboletas desde que conheceram a música A borboleta e a lagarta do grupo palavra cantada e encontraram uma borboleta morta durante um momento de brincadeira no pátio do CMEI, elas ficaram muito sensibilizadas, querendo saber como ela morreu e como era a vida dela.

A partir daí surgiram muitas perguntas: como a borboleta nasce? Elas são todas iguais? O que elas comem? Quanto tempo elas vivem?

Quando percebemos o interesse das crianças, resolvemos investir na pesquisa. Passamos a identificar e selecionar fontes de informação para responder as questões junto com as crianças sobre o nascimento e desenvolvimento da borboleta. Durante os vídeos assistidos as crianças iam conversando e contando suas experiências com as borboletas.

Descobrimos juntos que as borboletas botam ovos que depois viram lagartas e só depois de algum tempo se transformam em borboletas. Pudemos observar com nosso microscópios ovinhos que estavam grudados em uma folhinha de couve trazida pela professora.  Emanuelle ficou encantada quando os ovinhos foram “super” ampliados no microscópio e disse: - “É uma coisa incrível, branca, parece arroz na folha” e o Jorge ficou surpreso e disse:- “Irado esses ovinhos”.

A turma também pôde observar o crescimento de uma lagartinha de perto utilizando a lupa, elas estão observando e registrando periodicamente a evolução da lagarta por meio de desenhos e modelagem. E constataram que ao comer a folhinha da couve ela continua crescendo.

Continuamos nossas pesquisas e observações sobre a vida das borboletas e as crianças continuam cada vez mais curiosas.

Professoras: Andrea Padilha e Reina Esper

Autor: Boa Vista, CMEI | Fonte: CMEI BOA VISTA
00219501.jpg
2
1/17