Ser diferente é legal Pré 2C

    Publicado por:  Patricia Toneto da Rocha

     As professoras Ariane e Solange, juntamente com as crianças do Pré2 C realizaram um trabalho de prevenção ao bullying. À primeira vista, esta parece uma temática que não afeta crianças tão pequenas, que estão no ambiente do CMEI. Mas, entendendo que, às vezes, ignoramos pequenas violências no cotidiano, que futuramente poderão vir trazer prejuízos, inclusive à saúde mental das vítimas, realizamos um trabalho para que as crianças entendam que ninguém é igual a ninguém.

     É considerado bullying “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”, conforme definido pela Lei nº 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).

     Desenvolvendo o Projeto “Ser diferente é legal!” a turma do Pré2 C realizou rodas de conversa e leituras de várias histórias envolvendo as diferenças em suas diversas formas (diversidade racial, diversidade cultural, diferenças físicas entre as pessoas). Entre os livros trabalhados estão “O Mundinho sem bullying”, “A grande Lulu” e “O black power de Tayó” que despertaram ainda mais a curiosidade das crianças sobre o tema.

     Entre as atividades desenvolvidas, as crianças confeccionaram placas com desenhos de atitudes que devemos adotar diante das diferenças, especialmente no cotidiano do CMEI. Para compartilhar essas idéias   com suas placas, expuseram tudo o que aprenderam a respeito do tema para algumas turmas do CMEI.

Autor: Santa Efigênia, CMEI | Fonte: Patricia T. da Rocha