SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Título: Conhecendo meu nome
TURMA: Pré I
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: Linguagens: Leitura e Escrita.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Realizar gradativamente tentativas de escrita;
- Identificar as semelhanças entre as letras do seu nome e as dos demais nomes dos colegas;
- Fazer tentativas de escrita do próprio nome;
TEMPO PREVISTO: 1 mês
PERIDIOCIDADE: 1 vezes na semana
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 1
Apresentação em roda de conversa dos nomes das crianças do grupo. Deixar as crianças tentarem adivinhar a quem pertence, levantando algumas características da criança escolhida.
Atividade 2
- Entregar o alfabeto móvel para cada grupo.
- Estimular a exploração e a formação do nome com o auxílio do crachá.
Atividade 3
No momento da chamada, procurar o próprio nome nas filipetas da turma e colocá-lo na lista determinada: meninos e meninas.
- Leitura dos nomes dos meninos e meninas com a mediação do professor/educador.
Atividade 4
- Com os nomes formados anteriormente , será montada uma lista, em papel bobina, colando-os em ordem alfabética.
Atividade 5
- Estimular as crianças a visualizarem os nomes colados indagando-as: que nomes começam com a mesma letra, qual o maior e o menor nome,
Entregar para as crianças recortes com letras, para que elas com o auxilio do crachá, procurem a letra inicial do seu nome e colem em uma folha de sulfite.
Atividade 6
- Pedir para que cada criança com o apoio do crachá, tente construir seu nome, utilizando as letras do alfabeto móvel (encaixe).
Atividade 7
Colar na parede do solário as letras do alfabeto e em pequenos grupos, propor que as crianças, procurem a inicial do seu nome.
Atividade 8
Colocar as letras do alfabeto em uma caixa, em seguida pedir que cada criança, retire uma letra da caixa e a nomeie.
Atividade 9
Distribuir para as crianças giz de quadro e solicitar que façam a tentativa de escrita do nome, na parede externa ou muro.
Atividade 10
Confeccionar dados com as letras do alfabeto oportunizando que todas as crianças façam uma jogada nomeando a letra sorteada.
Obs: Em todas as etapas, as crianças irão fazer a tentativa de escrita do nome em suas produções.
AVALIAÇÃO:
- Se as crianças se apropriaram da escrita do nome;
- Se reconhece seu próprio nome;
- Se reconhece o nome de alguns colegas da sala;
- Se identifica a letra inicial do seu nome.
Autor:
Conselheiro Quielse C. da Silva, CMEI
|
Fonte:
Pre I