Sequência do nome Pré I

    Publicado por:  Cybelle Andriolli Pereira Buhler

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Título: Conhecendo meu nome

TURMA: Pré I

ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: Linguagens: Leitura e Escrita.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

- Realizar gradativamente tentativas de escrita;

- Identificar as semelhanças entre as letras do seu nome e as dos demais nomes dos colegas;

- Fazer tentativas de escrita do próprio nome;

TEMPO PREVISTO: 1 mês

PERIDIOCIDADE: 1 vezes na semana

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 1

Apresentação em roda de conversa dos nomes das crianças do grupo. Deixar as crianças tentarem adivinhar a quem pertence, levantando algumas características da criança escolhida.

Atividade 2

- Entregar o alfabeto móvel para cada grupo.

- Estimular  a exploração e a formação do nome com o auxílio do crachá.

Atividade 3

No momento da chamada, procurar o próprio nome nas filipetas da turma e colocá-lo na lista determinada: meninos e meninas.

- Leitura dos nomes dos meninos e meninas com a mediação do professor/educador.

Atividade 4

- Com os nomes formados  anteriormente , será montada uma lista, em papel bobina, colando-os em ordem alfabética.

Atividade 5

- Estimular as crianças a visualizarem os nomes colados indagando-as: que nomes começam com a mesma  letra, qual   o maior e o menor  nome,  

Entregar para as crianças  recortes com letras, para que elas com o auxilio do crachá, procurem a letra inicial do seu nome e colem em uma folha de sulfite.

Atividade 6

- Pedir para que cada criança com o apoio do crachá, tente construir seu  nome,  utilizando as letras do alfabeto móvel (encaixe).

Atividade 7

Colar na parede do solário as letras do alfabeto e em pequenos grupos, propor que as crianças, procurem a inicial do seu nome.

Atividade 8

Colocar  as letras do alfabeto em uma caixa, em seguida  pedir que cada criança, retire uma letra da caixa e a nomeie.

Atividade 9

Distribuir para as crianças giz de quadro e solicitar que façam a tentativa de escrita do nome, na parede externa ou muro.

Atividade 10

Confeccionar  dados  com as letras do alfabeto  oportunizando que todas as crianças façam uma jogada  nomeando a letra sorteada.

Obs:  Em todas as etapas, as crianças irão fazer a tentativa de escrita do nome em suas produções.

AVALIAÇÃO:

- Se as crianças se apropriaram da escrita do nome;

- Se reconhece seu próprio nome;

- Se reconhece o nome de alguns colegas da sala;

- Se identifica a letra inicial do seu nome.

Autor: Conselheiro Quielse C. da Silva, CMEI | Fonte: Pre I