Sequência Didática: Uma Boneca que veio da África - Maternal I

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

No decorrer do primeiro semestre as professoras da turma do Maternal I perceberam a necessidade e a importância de se trabalhar a afetividade, o comportamento e as diferenças entre as crianças. Foi pensando nisso que foi elaborado uma Sequência Didática com o título: Uma Boneca que veio da África. Essa sequência foi baseada no livro "Bruna e a galinha d'Angola" da escritora Gercilga de Almeida.

A história foi contada através de vídeos visualizados pela criança com o auxílio do data show. Em seguida foram apresentados imagens do país e da cultura Africana, e também da galinha d'angola, uma das personagens principais da história. Depois disso foi levado as crianças em roda de conversa a boneca Bruna, o pano igual o da história e uma galinha d' angola de pano.

Foi realizado a pintura da galinha usando as mãos das crianças para obter o formato da mesma, e elas também fizeram a modelagem da galinha na massinha de modelar.

Como tarefa envolvendo a família, cada criança levou para casa uma sacola com o DVD contando a história, a boneca Bruna, um tecido, tinta e pincel para os pais pintarem juntamente com os filhos e uma ficha para eles preencherem como foi o desenvolvimento da atividade em casa.

A atividade foi um sucesso entre as crianças e os familiares. A boneca Bruna ficou muito conhecida, e o objetivo das professoras de se trabalhar as relações étnico-raciais, introduzindo na família desde a Educação Infantil elementos da cultura africana, com base na lei nº 11.645/08, que torna obrigatório para as escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicas e privadas o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, foi cumprido.

Na Educação Infantil, como é o caso do CMEI, foi alcançado o objetivo de fazer com que a criança amplie seu conhecimento sobre si e o outro a partir de características biológicas, psicológicas e culturais, bem como perceber as semelhanças e diferenças entre gêneros e etnias.

O resultado dessa atividade foram colocadas em exposição no hall de entrada do CMEI, com todo o material elaborado durante a sequência.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Adamari, Joici, Gilciane e Lucia.
00046531.jpg
Uma boneca que veio da Africa
1/50