Sequência Didática: Eu sou menina, Eu sou menino - Maternal II

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

As professoras do Maternal II elaboraram uma atividade que faz parte da sequência didática “Eu sou menina, eu sou menino” que foi realizada com a turma. O objetivo da atividade foi trabalhar a identidade de forma com que as crianças se identifiquem como meninas ou meninos através de suas características físicas, como por exemplo, tamanho de cabelo, vestuários e também preferencias por brinquedos ou brincadeiras, ou seja, identifiquem as diferenças que existem em si e no outro, respeitando-as.

A atividade deu inicio com as professoras fazendo a contagem numérica e a chamada oral, ou seja, pelo nome de todas as meninas e meninos da turma. Após isso foi escolhido um menino para contribuir com a atividade deixando que uma das professoras fizesse o desenho com o contorno do seu corpo no papel kraft, e posteriormente o mesmo foi feito com uma menina.

Num segundo momento, junto com as crianças as professoras destacaram as características do rosto dos meninos e meninas, e assim foi desenhado nos bonecos olhos, sobrancelhas, cílios, nariz e boca bem como foi colado lã para representar o cabelo, sendo que na menina o comprimento da lã era maior que o do menino, que ficou com o cabelo curto, além de as professoras fazerem uma trança na menina para identifica-la e colocado brinco com lantejoulas.

No dia seguinte, foi feito uma roda de conversa sobre o vestuário das meninas e dos meninos, inclusive a roupa intima e durante a mesma, as crianças fizeram alguns relatos como:

- “Menina usa calcinha das princesas”

- “Menina tem brinco”

- “Menino não pode usar saia”

- “Menino usa chinelo do Ben 10”

- “Menino tem que colocar cueca e não calcinha”

- “Meninas gostam de roupa rosa”

- “Menina usa vestido rosa das princesas”

A próxima etapa com a ajuda das crianças foi colar as roupas nos bonecos, no menino, cueca, camiseta com botões, bermuda e chinelo do “Homem Aranha” e, na menina, calcinha, vestido com florzinhas e sandália rosa.

Para finalizar, foi realizado na sala uma votação para escolha dos nomes dos bonecos. As crianças falaram alguns nomes, inclusive dos seus irmãos e irmãs. Os nomes escolhidos foram Alane para a menina e Kauan para o menino.

A atividade foi um sucesso com as crianças que conseguiram identificar várias características e diferenças entre eles, sendo meninos e meninas, reconhecendo-se no grupo a que pertence e respeitando o outro no qual o seu próximo pertence.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Elaine, Flávia, Michele e Viviane
00046841.jpg
Sequência Didática: Eu sou menina , eu sou menino MII
1/6