Sequência didática para trabalhar figuras tridimensionais e planas, elaborada pela professora Marinês Dalila Allebrandt Teixeira, da Escola Municipal Theodoro de Bona, é publicada com destaque na edição de agosto da Revista Nova Escola.
A matéria, intitulada "Uma pirâmide não é só formada por triângulos"*, publicada na seção Sala de Aula - Matemática (4º e 5º anos), propõe a organização de um trabalho que visa auxiliar estudantes na exploração das propriedades das figuras tridimensionais. Por meio do desenvolvimento de uma sequência didática, a professora Marinês possibilitou aos estudantes do 5º ano B explorarem as diferenças e semelhanças entre elas, além de identificar faces, arestas e vértices e pensar nas classificações que fossem capazes de elaborar sozinhos.
Dentre os passos propostos por Marinês, destacam-se:
1) O vocabulário das crianças - Analise quais palavras os estudantes usam para se referir às figuras geométricas planas e tridimensionais. Eles conhecem a diferença entre elas ou chamam o cubo de quadrado, por exemplo?;
2) Qual o critério utilizado? - Apresente peças tridimensionais de plástico ou madeira para que a sala explore. Proponha que um estudante selecione algumas de acordo com um critério mantido em segredo. Depois, desafie a turma a desvendá-lo, usando argumentos;
3) Uma figura, muitas faces - Forme grupos. Com tintas e pincéis, eles deverão carimbar no papel as faces dos sólidos e discutir as figuras planas obtidas;
4) Árvore de saberes - Peça a sistematização do que foi aprendido até então em um mapa conceitual, separando as figuras tridimensionais em poliedros e corpos redondos;
5) Em jogo, faces e vértices - Com massa de modelar e palitos, encaminhe a construção de peças e de fichas sobre as características delas.
* Adaptado da Revista Nova Escola, edição de agosto de 2014.
Referência:
VICHESSI, Beatriz (Ed.). Uma pirâmide não é só formada por triângulos. Nova Escola, São Paulo, v. 29, n. 274, p. 61-63, ago. 2014.
Autor:
NRE Boa Vista
|
Fonte:
EM Theodoro de Bona; Profª Marinês Teixeira