Sequência didática desenvolvida na EM Theodoro de Bona é publicada com destaque na edição de agosto da Revista Nova Escola

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
Sequência didática para trabalhar figuras tridimensionais e planas, elaborada pela  professora Marinês Dalila Allebrandt Teixeira, da Escola Municipal Theodoro de Bona, é publicada com destaque na edição de agosto da Revista Nova Escola.
 
A matéria, intitulada "Uma pirâmide não é só formada por triângulos"*, publicada na seção Sala de Aula - Matemática (4º e 5º anos), propõe a organização de um trabalho que visa auxiliar estudantes na exploração das propriedades das figuras tridimensionais. Por meio do desenvolvimento de uma sequência didática, a professora Marinês possibilitou aos estudantes do 5º ano B explorarem as diferenças e semelhanças entre elas, além de identificar faces, arestas e vértices e pensar nas classificações que fossem capazes de elaborar sozinhos.
 
Dentre os passos propostos por Marinês, destacam-se: 
 
1) O vocabulário das crianças - Analise quais palavras os estudantes usam para se referir às figuras geométricas planas e tridimensionais. Eles conhecem a diferença entre elas ou chamam o cubo de quadrado, por exemplo?;
 
2) Qual o critério utilizado? - Apresente peças tridimensionais de plástico ou madeira para que a sala explore. Proponha que um estudante selecione algumas de acordo com um critério mantido em segredo. Depois, desafie a turma a desvendá-lo, usando argumentos;
 
3) Uma figura, muitas faces - Forme grupos. Com tintas e pincéis, eles deverão carimbar no papel as faces dos sólidos e discutir as figuras planas obtidas;
 
4) Árvore de saberes - Peça a sistematização do que foi aprendido até então em um mapa conceitual, separando as figuras tridimensionais em poliedros e corpos redondos;
 
5) Em jogo, faces e vértices - Com massa de modelar e palitos, encaminhe a construção de peças e de fichas sobre as características delas.
 
 
Conheça a sequência completa acessando o blog da Professora Marinês: Arquivo ABC. Para conferir a matéria na íntegra, visite o blog da Escola Municipal Theodoro de Bona.
 
 
* Adaptado da Revista Nova Escola, edição de agosto de 2014.
 
Referência:
VICHESSI, Beatriz (Ed.). Uma pirâmide não é só formada por triângulos. Nova Escola, São Paulo, v. 29, n. 274, p. 61-63, ago. 2014.
 
 

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: EM Theodoro de Bona; Profª Marinês Teixeira
00044521.png
Matéria na Revista Nova Escola - EM Theodoro de Bona
1/4