Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

SEP proporciona momento de estudo e reflexão sobre TICs e educação

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

    No último sábado, dia 25 de maio, os professores e funcionários da Escola Municipal Pilarzinho se reuniram na escola para mais um dia da Semana de Estudos Pedagógicos. A palestra ministrada pelo Prof. Gustavo Prestini, trouxe uma reflexão em relação as tecnologias da informação e comunicação, a educomunicação, bem como possibilidades de utilização em sala de aula.

    “Queríamos um estudo que fosse mais próximo da realidade da escola, então pedimos ao professor Gustavo que focasse nas tecnologias presentes em nossa unidade. Como ele é o articulador, também conhece o dia a dia, as dificuldades e as necessidades apresentadas pelos profissionais”, afirma a diretora Simeia A. Brasileiro.

    A construção do conhecimento passou pelos conceitos de tecnologia, comunicação, tics, e seus impactos na sociedade e na sala de aula. Focou-se na discussão das tecnologias presentes na unidade e suas possibilidades entre elas: data show, netbook, câmera fotográfica, rádio e televisão. “Entender os conceitos que envolvem estes aparatos e a maneira como eles impactam nas relações presentes na sociedade é de suma importância para a qualidade da discussão e da aplicação de metodologias que insiram estas ferramentas na sala de aula”, afirma Gustavo.

    Para a professora Daiane Canterteze de Farias a palestra foi bastante interessante pois, “ela focou no que podemos utilizar no nossa dia a dia, tornando-se bastante útil e prática”. Os professores saíram com a missão incluir mais vezes estes aparatos em suas aulas para um posterior seminário de compartilhamento das experiências. 

Autor: Pilarzinho, EM | Fonte: Pilarzinho, EM