Recebemos na manhã do último sábado a Professora Sandra kertelt, educadora física, para a realização da SEP em nossa unidade. A Professora Sandra iniciou com breve entendimento da origem e história de algumas brincadeiras e em seguida para vivência de jogos e brincadeiras com origem na cultura africana e indígena
Além de muito rica em novidades de como ser trabalhada a questão da Diversidade Cultural com as crianças da Educação Infantil- Que é o tema do Projeto Institucional da Unidade- a manhã foi muito dinâmica e divertida com as vivencias de jogos e brincadeiras como as de origem Africana: Terra Mar – Moçambique, Fogo na Montanha- Tanzania, Labirinto- Moçambique, entre outras e Indígenas: A Galinha e o Gavião, Cabo de Guerra, Triangulo, Pião, Peteca, Cinco Marias... Percebemos que muitas brincadeiras que brincamos quando crianças e que brincamos com nossas crianças são de origens africanas ou indígenas.
A SEP contribui muito para a realização do Projeto Institucional Diversidade Cultural que aborda o tema da Cultura Africana e Indígena.
A manhã se encerrou com a mensagem “Ubuntu”:
“Um antropólogo que estudava os usos e costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira inofensiva às crianças. Encheu um pote com doces e guloseimas e colocou-o debaixo de uma árvore. Depois, chamou as crianças e combinou que quando desse o sinal, elas corriam para o pote e a que chegasse primeiro ficava com todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças posicionaram-se na linha de partida que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr em direção à árvore onde estava o pote. Quando lá chegaram, distribuíram os doces entre si e começaram a comê-los.
O antropólogo foi conversar com as crianças e perguntou porque razão tinham ido todos juntos quando, o primeiro a chegar, ficaria com tudo que havia no pote e, assim, comeria muito mais doces.
As crianças responderam: “Ubuntu”, tio. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses a trabalhar, estudando a tribo, e não tinha compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto a competição...
Ubuntu significa: "Eu sou quem sou, porque somos todos nós!"
Adoramos a manhã!!!!
Autor:
Jardim Paraná, CMEI/ Fernanda Laranja Cruz Secco
|
Fonte:
EPA CMEI Jardim Paraná