SEP CMEI Cinderela 2019 - Experiências, interações e brincadeiras ao ar livre

    Publicado por:  Priscila Sfeir Ratacheski Lourenço

     Priorizando o trabalho nos espaços externos da unidade com elementos naturais, este ano o tema da Semana de Estudos Pedagógicos do CMEI Cinderela que aconteceu no primeiro sábado do mês de agosto foi relacionado às experiências, interações e brincadeiras ao ar livre. Foi um momento de reflexão, principalmente quanto ao uso de brinquedos de plástico pelas crianças, com o objetivo de utilizar mais materiais orgânicos e não estruturados.

     A equipe compreende a importância deste trabalho, portanto busca alternativas tanto nos estudos como nas práticas diárias que esse contato, observação, respeito e cuidado com a natureza trazem, visto que esta proximidade com o meio ambiente proporciona muita satisfação, mais qualidade de vida, harmonia e respeito, além de ser prazeroso tanto para as crianças quanto para as professoras. De acordo com estudos como o publicado no site https://criancaenatureza.org.br, estar em contato com a natureza estimula todos os sentidos da criança. Esses estudos mostram que crianças que brincam em áreas verdes, brincam de forma mais criativa e cooperativa, e apontam também significativas reduções nos sintomas de Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade, do estresse e até de ocorrência de miopia e obesidade na infância.

     Tendo em vista esses benefícios para a saúde da criança, e acreditando na importância de garantir a elas um brincar ao ar livre que proporcione uma variedade de situações que propiciem a autonomia para explorar as possibilidades de cada uma, a SEP ministrada pela docente Dalva Rodrigues dos Santos trouxe muitas ideias e novidades. Rememorou desde os bons tempos do brincar na infância, às reflexões das práticas desenvolvidas com as crianças no CMEI, além de uma oficina que mexeu com imaginação das professoras, utilizando elementos naturais em produções artísticas e criativas.

Autor: Priscila Sfeir R. Lourenço | Fonte: Bianca da Silva Mesquita
00233002.jpg
SEP CMEI Cinderela 2019 - Experiências, interações e brincadeiras ao ar livre
1/14