SENTIDOS E SENTIMENTOS - PROPOSTA PRÉ I A

    Publicado por:  Josiane Nalin Pine

SENTIDOS E SENTIMENTOS

Autor(es): Arieli Cristini Mendes Gomes Melo, Juçara Fatima Boff da  Silva e Tatiane Costa

Instituição educativa: CMEI Jardim Esmeralda – NREBQ.

Eixo temático: Experiências e saberes construídos com as crianças

Público: Crianças de 3 anos a 4 anos, professores e famílias.

O corpo e a mente necessitam estar em equilíbrio para que as novas aprendizagens aconteçam, porém para que este equilíbrio ocorra, necessitamos trazer as crianças experiências nas quais descubram na vivência, os significados das funções dos 5 sentidos corporais e o quanto estes estão ligados as sensações e estados emocionais que estão presentes em nosso dia a dia, ao longo de nossa existência. Foi neste sentido que as professoras do Pré I A resolveram desenvolver esta proposta, na observação de uma sala de crianças muito sensoriais, nos quais os interesses giravam em torno de temas mais visuais, exploração corpórea, com dificuldades relacionais, etc. Desta forma as crianças foram instigadas a partir de cada proposta testar seus sentidos e ir descobrindo os sentimentos escondidos por trás de cada um. O despertar do sentido visão, a sensação da ansiedade e medo ao se descobrirem com os olhos vendados, e aos poucos irem se acostumando e compreendendo a importância da visão. As crianças experienciaram também a partir da exploração de espaços externos, tendo como instrumentos lupas, binóculos e óculos de sol o campo e a areia, desta forma as crianças puderam observar o entorno, descobrindo pequenos insetos no jardim e horta, observando os pequenos grãos de areia, as colorações diferentes das folhas e flores, as pedras e o corpo do amigo visto com outras perspectivas. O tato, descobrindo sentimentos de curiosidade e dúvida por meio da manipulação de caixas táteis, sentindo diferentes materiais com diversas características e temperaturas. Com os olhos vendados e os pés descalços, puderam sentir as diferentes texturas organizadas em um tapete tátil. O paladar foi aguçado e a sensação de alegria e prazer pôde ser vivenciada na experimentação de diferentes alimentos, nos quais puderam evidenciar os sabores, doce, azedo, salgado e amargo. O olfato foi acessado com a caixa de aromas, trazendo diferentes cheiros espalhados no ambiente.  E a cada descoberta dos sentidos as crianças iam a frente do espelho e observavam suas expressões faciais a partir da presença daquele sentido em seu corpo. E finalmente a audição com um jogo de adivinhas, assim as professoras emitiam o som no rádio de diferentes instrumentos, animais, carros, etc, e as crianças divididas em dois grupos tentavam descobrir e responder. A sensação de euforia, alegria, angústia foram sentidas. Assim também como a felicidade de acertar e a frustração ao errar. A final as professoras conseguiram visualizar uma sala mais aberta a aceitar as emoções de si e do outro, mais receptivas a aceitar as frustrações e mais sensíveis ao bem estar comum.

 

Palavras-chave: Sensibilidade. Razão. Emoção.

 

 

 

Autor: Jardim Esmeralda, CMEI | Fonte: Arieli, Juçara, Luana Tatiane
00195185.jpg
SENTIDOS E SENTIMENTOS - PROPOSTA DO PRÉ I A
1/25