Sensibilidade na organização do café da manhã

    Publicado por:  Janaina Mayara Campaner Martins

O artigo 9 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil em seu inciso VI explícita a relevância das Instituições de Educação Infantil proporcionarem experiências que "possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto - organização, saúde e bem - estar".

É de conhecimento por parte de todas as pessoas que trabalham na Educação Infantil que as ações de "cuidar" e "educar" são indissociáveis. Isso requer que os Professores de Educação Infantil organizem e preparem o cotidiano desde o momento em que as crianças entram no CMEI até o momento da despedida. Lembrando sempre que a criança deve ser o "centro do planejamento".

Sendo assim,  o Café da Manhã das crianças do Maternal II B do CMEI Professor Riad Salamuni é pensado de maneira sensível pelas professoras Alessandra, Milca e Tatiane. Quanto aprendizado é observável nas ações das crianças, tanto ao se servirem sozinhas como quando auxiliam seus colegas. São nas interações e no toque com o outro que nossas crianças aprendem, na delicadeza das relações diárias quantas surpresas aprendemos com as crianças. Muitas... 

E é assim, na preparação de ambientes e no convite as crianças para que elas realizem novas experiências, que vemos o quanto elas se sentem todos os dias pertencentes e produtoras de cultura no CMEI RIAD SALAMUNI.

Autor: Janaina Mayara Campaner Martins | Fonte: BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais da E.I.
00369593.jpg
Maternal II B
1/8