Seminário "Reflexões sobre os resultados da Prova Curitiba"

    Publicado por:  Marina Andretta

         

Na última quarta-feira, dia 05/06/19, o Núcleo Regional da Educação do Tatuquara reuniu diretores de escolas, pedagogos, equipe multidisciplinar do NRE  e representantes do Departamento do Ensino Fundamental para o Seminário "Reflexões sobre os resultados da Prova Curitiba”. Cada equipe das escolas pode apresentar as ações que tem desenvolvido e o plano de trabalho que se propõe a desenvolver a partir da análise dos resultados. A prova foi aplicada para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, para turmas dos 2º aos 5º anos, no mês de março. Ao longo dos meses de abril e maio as unidades realizaram a correção, a tabulação e organizaram os resultados. Cada equipe compartilhou ações que objetivam a melhora do rendimento escolar dos estudantes.

       O encontro foi aberto pela articuladora pedagógica Juliana Luchtenberg, que convidou os presentes a refletirem sobre o mural de palavras-chave, as quais traziam a seguinte questão “O que não pode faltar em nossas escolas do Tatuquara?” e as sugestões/ pontos eram “Atenção, Respeito, Acolhimento, Diretor Mobilizador, Pedagogo Atuante, Plano de Aula, Planejamento de Ensino, Plano de Apoio Pedagógico Individualizado, Resolução de Problemas, Jogos contextualizados, Parceria com as famílias, Ações de Leitura, Olhar atento para a Inclusão, Adequação metodológica e Matemática com Função Social”. Todos foram convidados a pensar juntos que outras ações podemos acrescentar a estas propostas. 

       O Seminário foi acompanhado pela Superintendente de Gestão Educacional Elisângela I. Mantagute, a qual considerou este momento de fundamental importância ao processo avaliativo da SME, das unidades, do ensino e da aprendizagem. Citou também a importância de ações orientadas, como a troca de experiências exitosas entre profissionais de uma mesma unidade, em função de aproximar práticas efetivas e otimizar o tempo e a qualidade das ações pedagógicas. O encontro foi encerrado com o poema "Prova Curitiba", de autoria da articuladora pedagógica Juliana. 

       Parabenizamos todas as unidades da Regional Tatuquara pelo comprometimento e dedicação com os nossos estudantes.

Autor: NRE Tatuquara | Fonte: Marina Andretta - Assistente pedagógica
00222372.jpg
10
1/17