Seminário Fala Curitibinha / Fala Curitibano

    Publicado por:  Katelyn Patrice Baroni

PROJETO FALA CURITIBINHA / FALA CURITIBANO: ESCUTA DE CRIANÇAS E ESTUDANTES FORTALECE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NAS CIDADES

 

O Programa Linhas do Conhecimento (PLC) objetiva fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, a pertença dos sujeitos aos espaços da cidade e a identidade cidadã, envolvendo estudantes e docentes em práticas de exploração da cidade de Curitiba. Por meio do PLC são desenvolvidos inúmeros projetos voltados para educação patrimonial, ambietal, empreendedora, cultural, esportiva e, entre eles, está o "Fala Curitibinha", que este ano teve sua proposta ampliada para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial, passando a ser denominado também de "Fala Curitibano". 

 

O projeto foi criado em 2019 e, no decorrer de seu desenvolvimento, foram organizados, nas unidades educacionais participantes, momentos de acolhimento, diálogo, reflexões e discussões sobre algumas questões que afetavam a realidade escolar, contribuindo para a ampliação da visão dos estudantes em relação aos espaços e comunidades de convívio, estabelecendo possibilidades de escolhas, desenvolvendo a autonimia e consciência crítica de direitos e responsabilidades, bem como sujeitos atuantes na construção da Cidade Educadora. Nesse contexto, os estudantes são entendidos como atores sociais, cujo protagonismo é favorecido e enaltecido por meio da crianção de espaços que efetivamente apreciam suas contribuições. 

 

Fabrícia Gomes Bordignon, coordenadora pedagógica do Programa Linhas do Conhecimento, pontua: "É um direito de todo cidadão participar da elaboração de políticas públicas. As crianças, como cidadãs, também têm seu direito à participação garantido na convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente da ONU e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".

 

Assim, o "Fala Curitibinha / Fala Curitibano" busca promover momentos de participação cidadã, por meio da identificação e apontamento de estratégias para solução de um problema do/no contexto escolar, os quais, posteriormente são expostos em um espaço público de diálogo, junto à autoridades e gestores da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), da Secretaria Municipal da Educação (SME) e do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). 

 

O protjeto Fala Curitibinha / Fala Curitibano é desenvolvido por meio de uma ação conjunta entre a SME e o IMAP, tendo por objetivos:

  • Fortalecer o sentimento de pertença dos estudantes em relação aos contextos que estão inseridos;
  • Assegurar que todos(as) contribuam ativamente na construção de uma Cidade Educadora;
  • Organizar propostas em que haja a escuta da cidade, incorporando as diversas vozes;
  • Abrir espaços de construção democrática e participativa.

 

Em 2021, considerando o contexto atual em função das medidas sanitárias devido à pandemia Covid-19, foi necessário adotar estratégias diferenciadas, mesclando atividades presenciais (caso o contexto permita) e ainda utilizar tecnologias digitais para mediações à distância (a fim de contextualizar os temas da proposta para os estudantes). 

 

Nesta edução, a promoção de momentos de participação cidadã, por meio da identificação e aprontamento de estratégias para solução de um problema do/no contexto escolar, partirá de situações-problema relativas aos seguintes temas:

  • TEMA 1 - Pandemia Covid-19: cuidar de si e do outro;
  • TEMA 2 - Videoaulas: prossibilidades de aprendizagens no ensino remoto;
  • TEMA 3 - Cidade Educadora: conhecer, amar e cuidar;
  • TEMA 4 - Livre: temáticas relevantes ao seu espaço (escola ou entorno).

 

Na edição de 2021 participaram estudantes de 4º e 5º ano, EJA e Educação Especial, cntemplando 21 unidades da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, envolvendo de maneira direta, mais de 600 estudantes.

 

O Seminário para compartilhamento das práticas desenvolvidas ocorreu no dia 18 de novembro, às 14h, na Universidade Livre do Professor (ULP) e haverá ainda um momento on-line para o grupo da EJA no período da noite, no dia 26 de novembro. 

 

Autor: Programa Linhas do Conhecimento | Fonte: Programa Linhas do Conhecimento
00322274.jpg
Programa Linhas do Conhecimento
1/3