Seminário de encerramento do Projeto Fala Curitibinha / Fala Curitibano

Publicado por:  Katelyn Patrice Baroni

Estudantes e Professores da RME de Curitiba dão aula de cidadania e democracia durante os Seminários de encerramento do Projeto Fala Curitibinha/FalaCuritibano - 2022

Entre os dias 08 e 11 de novembro aconteceram os seminários de encerramento do Projeto Fala Curitibinha/FalaCuritibano - 2022 desenvolvido pelo Programa Linhas do Conhecimento em parceria com o IMAP. Os encontros contaram com a participação de aproximadamente mil estudantes e 100 professores atuantes no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial de 35 escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

O Fala Curitibinha/Fala Curitibano tem como objetivo fomentar o diálogo e a reflexão sobre algumas questões que afetam a realidade escolar, contribuindo para a ampliação da visão dos estudantes em relação aos espaços e comunidades de convívio desenvolvendo a autonomia e consciência crítica de direitos e responsabilidades, bem como o potencial de transformação. Sendo entendidos como atores sociais, coconstrutores de uma Cidade Educadora.

As turmas participantes do Projeto apresentaram as problemáticas encontradas na unidade escolar, e que por meio de conversas e debates com seus pares conseguiram eleger uma única proposta. Mediante a estudo e diálogo elencaram estratégias e soluções para sanar tal problemática. Entre as questões trabalhadas estavam desperdício de alimentos, bullying, trabalho infantil, paz no ambiente escolar, consumismo exagerado e como consequência a produção de resíduos sólidos recicláveis e orgânicos.

“O que eu mais gostei do projeto Fala Curitibinha/Fala Curitibano, tanto dos dias que nós estudamos, quanto a apresentação que acabamos de fazer, foi estudar sobre o Trabalho Infantil. Por que eu aprendi que ele está ligado com Direitos Humanos, a gente não sabia disso quando estava no terceiro ano. E quando o Linhas do Conhecimento entrou em ação, a gente conseguiu ter a ideia disso. Aprendemos mais com um delegado que veio na nossa escola, ele disse que criança não trabalha e que lugar de criança é na escola”, afirma o estudante Thiago Fernandes da Rocha, do 4º ano da EM Noely Simone de Ávila.

Projeto Fala Curitibinha/ FalaCuritibano

O Projeto teve início no ano de 2019, uma ação conjunta entre PLC e IMAP. Neste ano, o desenvolvimento do Projeto estava diretamente relacionado aos ODS, pois entendendo o estudante como protagonista no meio em que está inserido, ele foi convidado a olhar criticamente o seu entorno, buscando soluções e estratégias para melhorar o contexto escolar, ampliando discussões sobre a sustentabilidade, a consciência urbana, a participação cidadã e a transformação social, a partir das seguintes temáticas: ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável; ODS 6: Água potável e saneamento; ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes; ODS 12: Consumo e produção responsáveis e um tema livre, relevantes ao ambiente escolar que estivesse articulado aos demais ODS.

Imagens: Acervo PLC

Autor: Programa Linhas do Conhecimento | Fonte: Secretaria Municipal de Educação da Educaçã
Programa Linhas do Conhecimento