As educadoras Camila e Rosane, do Pré A, participaram do Seminário de Educação Infantil deste ano apresentando o trabalho “Aprendendo com as engenhocas”. A profissionais tiveram como objetivo proporcionar às crianças vivências onde elas pudessem perceber transformações em objetos e fenômenos físicos, além de aproximá-las de conceitos científicos através de um comportamento investigativo, criando e testando possibilidades ao longo do processo. O objetivo compartilhado era comunicar às demais turmas do CMEI as aprendizagens das crianças sobre engenhocas, por meio da construção da Máquina de Rube Goldberg. As crianças exploraram e levantaram hipóteses sobre conceitos relacionados à reação em cadeia, princípio científico norteador do funcionamento desta engenhoca. Foram proporcionados momentos de problematização envolvendo o enfileiramento de dominós, a construção de estilingues e labirintos, observação do funcionamento de rampas, polias, alavancas, espirais, rodas e engrenagens, sempre possibilitando o levantamento de hipóteses por parte das crianças, a exploração e a aproximação do conhecimento científico através da tomada de decisões, partindo de suas ideias iniciais. Após estas vivências, as crianças participaram da construção desta máquina, onde decidiram que elementos iriam compor essa engenhoca, bem como eles seriam organizados na mesma, realizando tentativas e ajustes até que funcionasse conforme o desejo inicial delas, compartilhando com as demais turmas suas descobertas. Ao final desse projeto, as crianças tiveram mais oportunidades de demonstrar seu comportamento investigativo, ampliando sua autonomia por meio da discussão de novas hipóteses, buscando e testando soluções para os desafios propostos e outros que surgiam no decorrer do processo, percebendo transformações em objetos e fenômenos físicos.
Autor:
São José Operário, CMEI
|
Fonte:
Pedagoga Christiane Friesen