#SEMEAR (parte 2)

    Publicado por:  Fabiane Aparecida de Oliveira

 CADERNO DA COLHEITA

    Com a sequência didática #SEMEAR, a equipe de permanência vem incentivando a participação familiar no espaço escolar. Diariamente uma criança vai até a horta da instituição acompanhada de uma professora, e escolhe uma hortaliça ou tempero para levar para casa. Além disso, também leva um caderno intitulado Caderno da Colheita, onde a família faz anotações sobre a experiência. A proposta é estimular práticas que explorem novos saberes e auxiliar na compreensão das crianças sobre o mundo que as cerca.

   Abaixo um trecho de um dos relatos:

"O Alvaro se mostrou bem interessado em falar da horta do CMEI, me mostrou a salsinha que ele trouxe para casa, como se fosse uma novidade, uma descoberta. Me contou que mexeu na terra e ajudou a fazer buracos para plantar. Para ele isso é o máximo, ter a oportunidade de mexer com a terra, já que moramos em apartamento.

(...)

Quando eu estava no primário também tínhamos uma horta no fundo da escola e lembrei como era bom aqueles momentos em que todos ficavam envolvidos nessa tarefa. Com certeza sempre guardei boas lembranças desses momentos. Espero que ele também tenha essas lembranças."

(Mãe de uma criança de Maternal II)

   Dessa forma, as crianças têm a oportunidade de construir conhecimentos práticos por meio de suas relações com o outro e com o meio. Conforme vivenciam e exploram as diferentes relações que são estabelecidas ao seu redor, interagem e aprendem sobre as plantas e a manutenção da horta, e para, além disso, constroem sua identidade.   

 

 

Autor: Conj. Atenas II, CMEI | Fonte: Equipe de Permanência
00147860.jpg
#SEMEAR (parte 2)
1/3