O trabalho com aromas e texturas na Educação Infantil é muito importante para que o desenvolvimento das crianças ocorra de forma integral. Estimular a percepção sensorial com sabores, sons, cheiros e texturas nas propostas contribui para o desenvolvimento da criatividade e da cognição.
As famílias e crianças da turma do Maternal Único estão ingressando este ano em nossa unidade, trabalhar com aromas que remetem a infância foi também uma estratégia utilizada para acolher as famílias, estreitando laços e fortalecendo os vínculos.
Cientes da importância de se desenvolver este trabalho, refletimos sobre maneiras de contemplar propostas de experiência que mesmo em ensino remoto propiciassem o contato das crianças do Maternal Único juntamente com suas famílias com aromas e texturas, desta forma surgiu o projeto Semeando aromas.
Por meio da proposta complementar “Banho terapêutico” as crianças exploraram o uso do sabonete líquido de erva-doce, sentiram sua textura e seu aroma ao mesmo tempo em que se divertiam e brincavam num gostoso banho relaxante.
As reuniões online realizadas nos sábados letivos foi também uma maneira de acolher, incentivar a interação e consolidar a valorosa parceria entre famílias e CMEI. Confeccionamos com carinho kits contendo aromatizadores de ambiente utilizando essências de erva-doce e mamãe bebê. As famílias participaram comentando sobre os aromas de infância e relatando lembranças remetidas ao inalar o aroma.
Por meio da proposta semeando aromas foi enviado ainda o “Kit Pequeno Jardineiro”, onde disponibilizamos todos os materiais necessários para o plantio de sementes de chás. As crianças participaram da proposta, manusearam a terra e sentiram sua textura, demonstrando grande entusiasmo. Apreciaram realizar a atividade junto com suas famílias e professoras, mesmo de forma online interagiram e permaneceram concentradas plantando suas sementes. Algumas crianças fizeram questão de externar seus sentimentos por meio de comentários, pois tamanho era seu encantamento e felicidade: -“Eu adoro mexer na terra!!!”, -“Professora, ela vai crescer!”
As crianças e famílias foram orientadas a cuidar das sementes, regando e observando o seu crescimento. Ao retornarmos com as atividades presenciais no CMEI, a ideia é dar continuidade ao trabalho integrando o projeto Semeando Aromas com o projeto que já vem sendo desenvolvido desde 2019 com as turmas de pré “Pequenas notáveis tem mel e nosso jardim”, onde trabalhamos a importância da preservação das abelhas nativas sem ferrão “Jataís” por termos uma colmeia delas em nosso muro dos fundos. Com junção dos projetos as crianças do Maternal Único nos auxiliarão a revitalizar nosso jardim, faremos o replantio das plantas aromáticas cultivadas em casa, estimulando a permanência das abelhas “Jataís” em nosso jardim e ampliando as possibilidades de descobertas e novos aprendizados
Autor:
LUCIMARA DE OLIVEIRA
|
Fonte:
CMEI CORA CORALINA