Semeando além do solo

    Publicado por:  Wilson de Souza Rodrigues

Na manhã de terça-feira (11/09) a turma do Pré I A do CMEI Madre Elvira participou de uma Proposta de entorno, caminhando até a Horta Comunitária da Visitação. 

Acompanhada pelas professoras representantes do Programa Linhas do Conhecimento, a turma foi carinhosamente recepcionada no local pelos hortelões responsáveis do espaço, conheceram a horta e observaram os vegetais e hortaliças em suas diferentes fases de desenvolvimento, sentiram diferentes texturas e aromas de alimentos e ervas, entendendo os benefícios de ter um chazinho plantado no quintal.

Colocaram as mãos na terra e plantaram mudinhas de alface no canteiro do Seu Manuel, ele explicou que cada canteiro pertence à uma família e estes canteiros são nomeados por seus responsáveis. Puderam então entender a importância deste espaço e o quanto ele contribui com a saúde e bem-estar, garantido alimento fresco e livre de agrotóxicos para moradores da comunidade que participam deste projeto.  

Antes de retornarem, observaram as abelhas nativas sem ferrão e foram presenteados pelos hortelões com mudas e sementes para plantarem na horta do CMEI. Despediram-se com o combinado de uma visita dos hortelões para que as crianças possam apresentar a horta que eles também estão cultivando.

Este encontro intergeracional reforça o compromisso de sermos uma cidade que educa em todos os seus espaços, naturais ou construídos, proporcionando oportunidades para aprender com a certeza de estarmos plantando em terreno fértil.

Autor: Analine Manosso Zucatti e Camila Lustosa | Fonte: Programa Linhas do Conhecimento
00486663.jpeg
Semeando além do solo.
1/5