Semana Pedagógica / 2019

    Publicado por:  Carla Hoffmann Dias

Nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, nossa equipe de professores participou de um momento de estudo e formação pedagógica durante a SEP. Foram momentos importantes de rever a prática desenvolvida, receber orientações e refletir sobre a importância de um planejamento vivo na Educação Infantil, que parta dos interesses e necessidades das crianças, de forma lúdica e significativa para elas. Foram realizados estudos de textos, análise de vídeos, escrita de planejamentos, entre outras estratégias formativas, com o intuito de qualificar cada vez mais a prática pedagógica desenvolvida no CMEI.

No dia 14, também realizamos uma breve reunião de acolhida às famílias, onde apresentamos as professoras responsáveis pelas turmas este ano. A diretora Tânia e a pedagoga Carla também conversaram acerca de algumas normativas do CMEI, proposta pedagógica, projetos institucionais, Mama Nenê, Conhecer para Prevenir, entre outros temas.

Também iniciamos um projeto “Minuto em Libras”, na temática de Direitos Humanos, onde a professora Suellen, que atua no Pré II, irá propiciar momentos culturais no decorrer do ano, em reuniões pedagógicas e integrações com as famílias, nos ensinando um pouco da Língua Brasileira de Sinais. Esta proposta é de extrema relevância no âmbito educacional, pois além de ampliar a qualidade do atendimento de crianças surdas que venham a frequentar o CMEI, também nos auxilia enquanto seres humanos a nos comunicar melhor com elas em qualquer local em que estejamos. A professora Suellen nos relatou que infelizmente ainda é reduzido o número de pessoas que conhecem e que valorizam esta língua, onde o surdo acaba se sentindo como um estrangeiro dentro do próprio país. Nosso intuito é ampliar ao longo do ano esta proposta com as famílias.

Amanhã, dia 15/02, aguardamos a volta de nossas crianças e familiares para mais um ano repleto de brincadeiras, interações, experiências e aprendizagens. Um ótimo ano letivo a todos!

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: EPA
00201937.jpg
SEP 2019
1/20