A semana do Brincar é uma mobilização que reúne diferentes grupos de faixas etárias que se mobilizam para o brincar. Como a criança é um ser em desenvolvimento, sua brincadeira vai se estruturando com base no que é capaz de fazer em cada momento. Hoje, no CMEI Coqueiros no momento da saída das crianças, crianças e famílias tiveram um espaço preparado e organizado para o brincar. Teve brincadeira de peteca, bola ao cesto, cabelo maluco, quebra cabeça, dominó, entre tantas outras brincadeiras.
Nossa estimada Chefia de Núcleo Priscila também esteve presente brincando com as crianças da unidade, porque brincar é coisa séria!
As famílias do CMEI Coqueiros brincaram e se divertiram muito com seus filhos comemorando a Semana Mundial do Brincar.
"Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito".
"Na brincadeira, a criança pode dar outros sentidos aos objetos e jogos, seja a partir de sua própria ação ou imaginação, seja na trama de relações que estabelece com os amigos com os quais produz novos sentidos e os compartilha (Cerisara, 2002). A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. Em situações dela bem pequena, bastante estimulada, é possível observar que rompe com a relação de subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, o que expressa seu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento"
FONTE: BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM OLHAR SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA1, Paidéia, 2006, 16(34), 169-179.
Autor:
Bruna Monteiro
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Fonte:
Paidéia, 2006, 16(34), 169-179