SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR - Confiar na força do brincar

    Publicado por:  Heloise Helena Lemes

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Esse ano tem como temática: “Confiar na força do brincar”

A brincadeira, como prática social e cultural, marca intensamente a infância e é o modo como os bebês e as crianças podem conhecer-se, sentir e compreender o mundo, dando significado às relações e às interações que sustentam as aprendizagens e o desenvolvimento: “O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.” (VYGOTSKY, 1987).

O brincar faz parte de um dos 6 direitos de aprendizagem: Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Aqui no CMEI Arnaldo A. Bertone as crianças brincam muito nos diferentes momentos do cotidiano,  experimentam, vivenciam, exploram e interagem com os seus pares, enfim, estão construindo os seus saberes, aprendizagens e se desenvolvendo através da brincadeira.

 

 

Autor: Heloise Helena lemes | Fonte: CMEI Arnaldo Agenor Bertone
00349324.jpg
semana do brincar
1/27