SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2024

    Publicado por:  Juliana Luiza Mattos Costa

Nosso CMEI partricipa ativamente da Semana Mundial do Brincar, que iniciou em 28 de maio e irá até 02 de junho.

Mas o que é esta semana?

A Semana Mundial do Brincar acontece sempre em torno do Dia Mundial do Brincar (28 de maio). A cada ano, um tema inspirador é escolhido para orientar as ações. E para uma celebração tão especial, o tema não poderia ficar para trás: Vem pra roda – No ritmo do Brincar

Na roda, estamos todas e todos equidistantes do centro, somos iguais e pertencentes ao mesmo momento. Essa roda para a qual estamos chamando todas e todos representa a reinvenção de mundos para nossas crianças, um espaço inclusivo, que movimenta a vida e dá sentido ao ato de brincar. A roda é uma metáfora da união, do afeto e do amor, uma ciranda que organiza e dá o ritmo tão necessário para uma infância plena e digna.

No contexto do brincar, a roda torna-se um símbolo desse ritmo, que se expressa em musicalidade e ancestralidade. O ato de brincar pode ser traduzido como a mais longínqua potência da vida humana, assim como a música, capaz de, ao mesmo tempo, provocar diferentes emoções e ser provocado por elas. 

O brincar também pode ser compreendido como uma linguagem do afeto e da vitalidade, operando como uma verdadeira “ciranda da vida”, pois está nos ritmos das brincadeiras de roda e nas danças circulares, entre outras manifestações culturais de crianças e adultos brincantes ao redor do mundo. 

É na roda que se aprende a dar as mãos, nela a vida se organiza organicamente, e a humanidade exercita sua capacidade de compartilhar e, assim, preparar o futuro sustentável para as próximas gerações.

A roda é o elemento simbólico fundamental. Como um espaço de convivência que aproxima pessoas de diferentes idades no brincar, ela permite a transmissão de experiências e de cultura lúdica entre gerações, abrindo espaço para criação e para reinvenção, e marcando, assim, o ritmo e o ciclo da vida. 

A roda é movimento que avança, a cada passo, brincando deixamos de ser quem éramos antes, enriquecidos pelas conexões que estabelecemos. 

E assim seguimos brincando, acompanhando o ritmo da música e dançando juntos. Em harmonia com o grupo, precisamos estar atentos aos passos dos outros, respeitar o diverso e ajustar nossos ritmos, sempre buscando equilíbrio e igualdade. É o diálogo entre os gestos corporais, assim como das palavras. Uma roda de conversa precisa que todas as pessoas tenham voz e sejam ouvidas, representando uma experiência educativa. 

Nas brincadeiras, observamos as crianças em roda negociando regras desde o início. É essencial que os adultos reconheçam a importância de olhar com encantamento para a infância, garantindo que existam espaços seguros e acolhedores para que esse brincar junto aconteça. Assim, a roda se torna um espaço de diálogo, interação e equidade.

Além das brincadeiras infantis, as tradições dos brincantes adultos também encontram expressão na roda. Brincamos o coco, o cavalo marinho, as rodas de samba entre tantas outras manifestações da cultura popular, destacando a natureza de expressão genuína, livre, ancestral, comunitária e intergeracional do brincar. 

Aliança da Infancia: https://aliancapelainfancia.org.br/vem-pra-roda-no-ritmo-do-brincar-tema-e-a-data-da-15a-semana-mundial-do-brincar/

 

Autor: Juliana Luiza Mattos Costa | Fonte: Aliança da Infância
00483714.png
Semana mundial do brincar melhores momentos.
1/1