Semana Mundial do Brincar 2019 no CMEI Profª Ada Pires de Oliveira

    Publicado por:  Andreia Cristina Oliveira Hadlich

 

Semana Mundial do Brincar

      O brincar faz parte do dia a dia das crianças do CMEI Profª Ada Pires de Oliveira é um dos direitos de aprendizagem que devem ser assegurados na educação infantil, o Brincar é um dos direitos de aprendizagem e diz respeito "a diversidade de formas, espaços, tempos e parceiros de brincadeira, sejam crianças ou adultos, ampliam e diversificam as possibilidades de acesso a produções culturais. É preciso valorizar a participação e as contribuições das crianças nas brincadeiras. Isso vai estimular o desenvolvimento do conhecimento, a criatividade e a imaginação. Nas brincadeiras também ocorrem experiências emocionais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais importantes para o desenvolvimento das crianças." ( BNCC)

      Celebrarmos a Semana Mundial do Brincar 2019 em nosso CMEI e foram planejadas propostas de brincadeiras com foco na integração entre todas as crianças do CMEI e professores, participação integral das crianças inclusive na indicação de brincadeiras para esta semana.

      As ações tiveram como ponto principal o resgate das brincadeiras de quintal , ao ar livre e brincadeiras tradicionais . Dentre as ações organizadas para a semana citamos as seguintes: construção de pipa  e aviões de papel, brincadeira de pique esconde e suas variações, cabra cega, amarelinha, passar anel, coelho sai da toca, bata quente ,sugestão das crianças nas rodas de conversa sobre a semana do brincar, ampliação do repertório de brincar no parque , cozinha de quintal, bolinhos de areia e terra, “ docinhos” de argila, utilizando elementos da natureza e diferentes materiais , brincadeiras em formato de gincana colaborativa e circuito de aventura ,parede de escalada, ultrapassar barreiras, vencer a cama de gato, travessia dos troncos de árvore,a pedido das crianças. 

      Na mobilização das famílias  , no último dia da semana mundial do brincar foram ofertadas brincadeiras no momento da entrada em que famílias e crianças brincaram juntos no CMEI.

Autor: Prof.ª Ada Pires de Oliveira, CMEI | Fonte: EQUIPE DO CMEI
00222017.jpg
teste
1/12