"SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO" "TRABALHAR JUNTOS PARA UM BEM COMUM".

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko
 “SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO” “TRABALHAR JUNTOS PARA UM BEM COMUM”  
O título à cima refere-se à campanha mundial de incentivo ao aleitamento materna que aconteceu do dia 01/08 à 07/08/17. A campanha poderia ser chamada de uma overdose positiva para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do aleitamento materno. As políticas públicas e privadas, assim como toda a sociedade precisam trabalhar de forma integrada para garantir que a mãe e o bebê tenham os seus direitos respeitados. 
 O CMEI Dr. Eraldo Kuster e a Unidade de Saúde Vila Machado, conscientes de suas responsabilidades, enquanto nó do laço (laço dourado: símbolo da amamentação) têm uma parceria consolidada com objetivo de dar condições para que o bebê receba a amamentação exclusiva, até os seis meses de idade e complementada até os dois anos de idade ou mais.  
Ao longo do ano são realizadas ações sempre que oportuna e necessária de apoio e incentivo ao aleitamento materno. Como o encaminhamento das mães antes da matrícula a US para orientação sobre amamentação, ordenha e armazenamento de leite, ou quando as mães estão com dificuldade de amamentar; ainda a gestora do CMEI participa das oficinas com as gestantes para divulgar as ações realizadas pelo CMEI e é passado o Vídeo do Programa. A US também encaminha suas estagiarias de nutrição ao CMEI para conhecer o Programa do Mama Nenê, entre outras ações. 
 No entanto, na Semana Mundial de Aleitamento Materno foi realizada uma campanha intensiva. Toda a equipe do CMEI se envolveu na Campanha: as professoras trabalharam com as crianças o tema, que como não poderia ser diferente elas se envolveram e protagonizaram relatando as aprendizagens trazidas da experiência.  
 As crianças circularam no espaço do Mama Nenê e também foi criado um cantinho de jogo simbólico, com o tema Mama Nenê, sendo oportunizado as crianças brincadeiras de faz de conta no espaço do Mama Nenê e no cantinho criado para esse fim. Aconteceram rodas de conversas com as crianças e proposto a elas conversar com a mãe sobre o período em que foram amamentadas. As mães enviaram depoimentos e fotos amamentando seus filhos (as). Na medida em que as informações e fotos iam chegando foram colocadas em exposição próximo às salas das crianças e no hall de entrada. Foi ainda criado um banner e folders com informes sobre importantes sobre aleitamento materno e com desenhos das crianças de mães amamentando e divulgado na US Vila Machado, no Colégio prof. João Loyola, as famílias e visitantes do CMEI. 
Na quinta feira dia 03/08/17 aconteceu uma roda de conversa entre as gestantes da US Vila Machado e a mães do CMEI que amamentam ou amamentaram seus bebês. O CMEI Dr. Eraldo Kuster elaborou convites para o encontro e as agentes comunitárias entregaram nas casas das gestantes e também a gestora do CMEI levou convite no Colégio Estadual Prof. João Loyola, uma vez que no Colégio tem varias adolescentes gestantes e mães com bebês. A roda de conversa foi bastante esclarecedora. No primeiro momento foi passado o Vídeo do Programa Mama Nenê, na sequencia as gestantes falaram das dúvidas, as mães que amamentaram relaram suas experiências e a coordenadora Graciele da US Vila Machado usou de seu conhecimento profissional e de mãe orientando e tirando dúvidas das futuras mamães e as mamães. Por último as gestantes circularam pelo CMEI conheceram os espaços da amamentação, o lactário, o berçário e claro se encantaram com as crianças, que muito sabia sobre amamentar.  
Fato, na Semana Mundial do Aleitamento Materno aconteceu uma verdadeira overdose de incentivo ao aleitamento materno. Mas as ações acontecem o ano todo. O trabalho em Rede, em parceria é objetivo permanente das ações do CMEI Dr. Eraldo Kuster e com todas as pessoas, setores, Instituições que de alguma forma possa contribuir para garantir “o pacto eterno entre a mãe e o filho".
Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
00149158.jpg
mama neném
1/21