Dos dias 21 à 29 de maio de 2022, aconteceu a SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR r, com o tema “Confiar na força do brincar”. Este evento é mobilizador do direito infantil do brincar e do compromisso enquanto instituição educativa que apoia e valoriza as crianças e suas infâncias.
Na educação infantil, “as práticas pedagógicas que compõem a proposta Curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira” (DCNEI, 2009, p. 27). Sendo eixos fundamentais para o desenvolvimento da criança as interações e a brincadeira, proporcionam experiências e vivências nas quais as crianças constroem e se apropriam de conhecimentos que permitem diversas aprendizagens e desenvolvimento.
No cotidiano escolar as crianças vivenciam ricas experiências sociais, culturais e naturais, que podem ampliar a maneira como percebe a si, o outro, os espaços, os materiais e o mundo como um todo. Essa ampliação de percepção oportuniza a criança a valorizar sua identidade, bem como estabelecer atitudes de respeito aos outros, assim reconhecendo as diferenças que constituem como seres humanos. A brincadeira se torna mais interessante para criança quando se sente com liberdade e certa independência para escolher seus brinquedos, companheiros e os papéis que irão assumir. É essencial que as práticas pedagógicas da Educação Infantil sejam lúdicas e prazerosas, o educador enquanto facilitador, permita à criança ter autonomia de escolhas, estar em contato com uma variedade de estímulos, vivências e experiências que propiciem seu desenvolvimento integral. É importante realizar registros, relatórios e documentações de desenvolvimento da criança, durante as interações e a brincadeira como eixos estruturantes do fazer pedagógico.
Participamos da SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR, seguindo as orientações da SME, organizamos, além de todos os espaços, já dispostos para as crianças, contextos para o brincar, nos quais as crianças vivenciaram as brincadeiras como práticas sociais, fortalecendo o pertencimento, a construção da identidade, a ampliação de repertório, a investigação, a descoberta e a possibilidade de criação de novas formas de brincar. Envolvendo atenção das professoras no planejamento, intencionalidade em pensar nos espaços, tempos e materiais que apoiaram e enriqueceram o brincar.
Realizaram lindos registros fotos e um pequeno e breve relato sobre o BRINCAR das crianças, no nosso DIA-DIA, respeitando o brincar como LINGUAGEM, EXPRESSÃO, EXPLORAÇÃO, DIREITO dos bebês, crianças bem- pequenas e pequenas.
“A brincadeira para a criança é quando ela se estabelece como ser. Ela e a si mesma na sua potência máxima e o brincar permite que esta conexão consigo e com o mundo aconteça o tempo todo”
RENATA MEIRELLES
Autor:
Evelyn Bolinelli Lopes Fernandes
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Fonte:
CMEI LALA SCHNEIDER