A brincadeira na infância é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo dos pequenos e é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança,
Brincando a criança interage, cria vínculos, elabora meios para reinventar, expõe ideia e sentimentos e aprende com toda a brincadeira.
O brincar está na nossa rotina diária e nessa semana do #curitibrinca, pudemos nos envolver ainda mais com as nossas crianças e repensar em nossa prática e nesses momentos com um olhar mais atento. O professor é o principal responsável em harmonizar e administrar esta interação, para que a criança seja dotada de auto-estima, segurança e confiança.
Portanto:
"O respeito ao brincar é uma das mais importantes condições para atuarmos na Educação Infantil, pois pensar sobre o momento da brincadeira, incluindo a participação do professor, requer nossa sensibilidade, pois, em algumas situações podemos observar e aguardar o convite para entrar na brincadeira e, em outras, nos incluir no brincar dos bebês e das crianças, respeitando suas decisões sobre como, com o que e com quem brincar". Pág 145, Currículo da Educação Infantil: diálogos com a BNCC.
Nós como profissionais da educação infantil , devemos nos permitir e repensar sobre o nosso papel para com as crianças . Devemos oportunizar esses momentos com alegria, afeto e prazer, para termos esse vinculo e a reciprocidade.
Estamos sempre em processo de construção e se construirmos algo, aprendemos e se aprendemos, podemos nos reiventar e é isso que a educação infantil nos permite, ao brincar e conviver . Permita-se sempre.
Autor:
CMEI Rio Negro
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Fonte:
CMEI Rio Negro