Combater a desigualdade e desenvolver o respeito as diferenças é uma forma de valorizar a cultura e acolher os diversos povos que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Os professores de Educação Infantil devem construir uma relação afetiva e acolhedora com as crianças, estabelecendo vínculos positivos para que se sintam amparadas e mais disponíveis ao desenvolvimento de suas potencialidades. Acolher uma criança é reconhecer o quanto é “ativa na construção de conhecimento sobre si e o meio em que vive, trazendo consigo saberes, jeitos próprios de ser e de viver, que refletem sua cultura”. (Caderno de Orientações para estudo e planejamento da SEP 2016).
Para ampliar o olhar sobre as características da comunidade, os profissionais do CMEI Novo Horizonte fizeram um passeio coletivo e fotografaram diferentes paisagens no entorno da instituição tendo a oportunidade de conhecer um pouco da cultura local. Assistiram a uma palestra sobre a cultura africana, com o escritor Nelson Moreno, morador do bairro, que compartilhou as experiências de sua viagem à África. Assistiram também a um recital de violino, violoncelo e teclado, realizado pelos sobrinhos da professora Cristiane.
Deste modo, a Semana de Estudos Pedagógicos teve como principal objetivo sensibilizar os professores quanto a importância de conhecer e valorizar a cultura em diferentes espaços da comunidade afim de planejar propostas para que as crianças sintam-se pertencentes ao ambiente educativo.
Autor:
Novo Horizonte, CMEI
|
Fonte:
Caderno de Orientações para estudo e planejamento