SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS EM SANTA FELICIDADE

    Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

Com o retorno das férias, o NRE-SF iniciou o ano letivo de 2020 com a Semana de Estudos Pedagógicos, cujo tema foi "O diálogo entre a BNCC e o Currículo da RME para uma Cidade Educadora" , essa discussão é proposta no momento em que  RME passa a compor a lista da Associação Internacional de Cidades Educadoras.  Para os CMEIs e as escolas com Educação Infantil as discussões foram norteadas pelos textos "O Currículo, a Cidade e as Crianças" e "Educação Infantil: um lugar das crianças, pensado para e com as crianças" .Nestas discussões,  o objetivo era de situar a discussão sobre as Cidades Educadoras e sua relevância para o contexto da Educacão Infantil,  quanto  direcionar o olhar para o cotidiano com o objetivo de ressignificá-lo, considerando a organizacão curricular, as crianças , as relações que nele se estabelecem e o acolhimento nas ações que marcam a vida . Para as nossas ESCOLAS o estudo e as discussões reforçaram a importância da garantia do direito à aprendizagem a partir da apropriação dos saberes escolares e do espaço público. A grande contribuição do Movimento das Cidades Educadoras - o qual Curitiba tornou-se signatária em 2019 - veio qualificar e multiplicar as experiências educativas no território da cidade para todas as idades, ou seja, pensar o Currículo na perspectiva de uma cidade educadora reconhecendo a potencialidade educativa dos espaços. Para essas discussões foram utilizados a "Carta das Cidades Educadoras" e o artigo "A escola na cidade que educa", do autor Moacir Gadotti.

A SEP dos Faróis do Saber e Bibliotecas foi marcada pelo estudo das Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, enfatizando na temática "Itinerários de Leitura nos Faróis do Saber e Bibliotecas no contexto da Cidade Educadora", promovendo o diálogo sobre as potencialidades culturais no uso dos espaços da cidade, possibilitando reflexões a respeito das ações literárias significativas aos leitores.

As escolas e CMEIs do NRE/SF organizaram esses momentos com respeito e competência Pedagógica. Tenho certeza de que o ano de 2020 promete muitas aprendizagens!

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: DENISE LUCIENE LIPINSKI RUTKOSKI
00263882.jpg
SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS.
1/27