Semana de Estudos Pedagógicos 2019

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

O olhar para o acolhimento das crianças passa também pelo acolhimento das famílias e na organização do ambiente.

O Inicio do ano letivo no CMEI Dr. Eraldo Kuster foi pensado e organizado com olhar zeloso ao acolhimento das crianças e das famílias.

A chegada das crianças no CMEI, para a maioria aconteceu após um longo período de férias e para outras crianças foi o primeiro dia em que se afastaram dos familiares, para uma convivência social sem a presença da família.

Essa transição provoca angustias e insegurança a criança e seus familiares.

Contexto que exige da instituição estratégias de acolhimento, de forma que a adaptação seja tranqüila e agradável, atendendo a especificidade de cada criança e família.

Aí vêm os objetos de apego, a família ficando junto e tudo que a criança necessitar para sentir-se segura. Claro, dentro das possibilidades de cada família.

 No CMEI Dr. Eraldo Kuster, esse acolhimento já inicia quando a família procura o CMEI em busca de uma vaga para matricular o filho. Acolhimento através de uma escuta qualificada, demonstrando importância ao que é relatado; apresentando os espaços da unidade, permitindo que a criança circule livremente pelos ambientes e caso insira-se junto às crianças do CMEI em alguma turma, na sala, parque, refeitório, ela é acolhida naturalmente.

Já na matrícula é agendado uma conversa com pedagoga para conhecer um pouquinho sobre o desenvolvimento e cultura da família e assim acolher as especificidades da criança.

Na sequencia as famílias são convidadas a participar de uma reunião com objetivo de apresentar a proposta pedagógica e tudo que é importante para um belo inicio de parcerias. Também são apresentados momentos significativos das crianças que já freqüentam a unidade.  Esses registros produzem empatia nas famílias que projetam seus filhos naquele ambiente, criando expectativas bem positivas às famílias.

Levando em consideração a transição das crianças no primeiro dia tanto as crianças novas que saíram de uma convivência particular para coletiva, assim como as crianças que já freqüentavam, normalmente mudam de sala, de professora; muito embora, quando possível uma professora de referencia acompanha a turma, ainda assim essas mudanças desestabilizam. Elas são pequenas e precisam de um tempo para retomar a rotina da sala e se adaptar da rotina de casa para do CMEI.  

Sendo assim, o planejamento sensível voltado às crianças e famílias, vão evitar a sensação de angustia, abandono ao serem deixadas em um local com pessoas que ela não conhecem e que não estão ambientada.

As professoras investiram no planejamento, consultaram portfólios, cadernos de registros; organizaram os espaços, pintaram as salas, investiram em materiais, até móveis entre outros materiais elas adquiriram assumindo os custos, tudo para tornar os ambientes aconchegantes e cheios de possibilidades para as crianças interagir e tornar mais significativas as vivencias e experiências.

 

 

 

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
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sep 2019
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