Semana de Estudos Pedagógicos 2018

    Publicado por:  Daniele Maria Oliveira Branco Klock

     O CMEI Carlos Roberto iniciou o ano cheio de expectativas e ansioso para receber nossas crianças com todo carinho que elas merecem. Na Semana de estudos pedagógicos realizamos muitas reflexões a cerca da documentação pedagógica e sua importância em nossa prática, bem como o valor dos registros cotidianos do desenvolvimento, aprendizagens e conquistas das crianças. Concluímos que a forma de vivenciar, narrar e a atenção dedicada às ações dos pequenos faz toda a diferença para entendermos o processo da aquisição de conhecimento e desenvolvimento de cada criança e como facilita o entendimento que qualquer um que tem acesso a essa documentação, famílias, professoras, equipe pedagógica e comunidade. Nos comprometemos também a seremos professoras pesquisadoras e com autoria intelectual, buscando embasamento para para nossa prática. 

     O segundo momento foi marcado por muita emoção e olhos marejados com a abertura das “caixas que contam história” e leitura das cartas que as professoras deixam contando como foi ano de 2017 e tudo que foi vivenciado por aquela turma, seus gostos, suas preferências, realizando a entrega simbólica da turminha para as próximas professoras, onde cada objeto mostrado vem carregado de boas recordações, o que fará toda a diferença para as crianças quando chegarem em sua sala de referência e encontrarem parte de tudo que foi tão significativo para elas, tornando esse início mais acolhedor e familiar. 

     Com essa grande bagagem para compor as salas, hora de organizar tudo a fim de receber nossas crianças, alguns docinhos adoçando esse momento com frases pra provocar e instigar o pensar sobre essa organização e claro um pouquinho de emoção na caça às peças do quebra-cabeça onde a cada encaixe também uma reflexão sobre o espaço que deve ser pensado para essa criança que será apenas preparado para recebê-los de forma segura e aconchegante, pois nossos pequenos que vão dar o verdadeiro sentido e caracterização de cada ambiente, assim como a nossa casa precisa da nossa história e de nossa essência para ser reconhecida como nossa! 

 

Desejamos um ano letivo cheio de conquistas, aprendizagens e novas descobertas, recebendo as crianças, família e comunidade de braços abertos e um largo sorriso! 

 

Sejam todos muito bem-vindos!

Autor: Profº Carlos Roberto Antunes dos Santos, CMEI | Fonte: Equipe CMEI Carlos Roberto