SEMANA DA JUVENTUDE CURITIBANA

Publicado por:  Danielle Maria Borges

No período de 10 a 14 de abril, a Secretaria Municipal da Educação (SME) comemorou a Semana da Juventude Curitibana. Essa é uma ação amparada pela Lei Municipal nº 12.689 de 15 de abril de 2008, em que são realizadas atividades diferenciadas para o público de 15 a 29 anos em diversos locais da cidade, promovendo o acesso de jovens às políticas públicas.

Para enaltecer ainda mais a data, a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano, promoveu atividades diferenciadas nas escolas do NRE Tatuquara que atendem a modalidade EJA e o referido Programa.

Para sublimar a semana, no dia 13 de abril, as unidades EM Prof.a Joana Raksa, EM Dona Pompília e EM Helena Kolody integraram seus estudantes e professores numa grande solenidade, na qual, conceitos sobre juventude, cidadania, trabalho – além de reflexões sobre os direitos dos jovens e protagonismo juvenil – foram debatidos. Nessa noite, foi apresentado o Plano de Ação Comunitária produzido pelos estudantes para o componente de Participação Cidadã, em que essas temáticas são amplamente discutidas.

A Semana da Juventude Curitibana envolveu os jovens do NRE Tatuquara promovendo um aprendizado contínuo que não acaba na escola, resgatando valores e práticas cidadãs, consoante aos princípios de uma cidade educadora.

Autor: Daniele M. Borges | Fonte: Gerência da educação de Jovens e Adultos
Gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano.