Semana da Consciência Negra

    Publicado por:  Alex José Ramos de Oliveira

Ver, sentir e interagir.

A Proposta Pedagógica da Gerência da Educação de Jovens e Adultos para a Semana da Consciência Negra nas escolas da rede municipal de ensino de Curitiba tinha por objetivo nos fazer conhecer e refletir sobre a história dos povos africanos, sua origem, sua cultura,  identificando-a na formação do povo brasileiro em busca de reconhecer seu valor para  a cultura afrodescendente, desenvolvendo uma consciência negra e avançando na luta  contra o racismo estrutural presente no contexto sociopolítico brasileiro.

Atendendo a essa proposta, as escolas realizaram um rico trabalho, com atividades muito significativas.

Entre elas, na Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia, um lindo cartaz elaborado pelos estudantes da EJA dizia “Assim como as flores, as pessoas também possuem cores” e na Escola Municipal Papa João XXIII, “Somos todos iguais”. Na Escola Municipal dos Vinhedos os estudantes participaram de apresentações de capoeira e samba.

A semana nos mostrou mais arte, como nos belíssimos paineis elaborados pelos estudantes da  Escola Municipal Anita Merhy Gaertner e da Escola Municipal Francisco Hibert, os vasos de tema africano da Escola Municipal Helena Kolody, a confecção de abayomis pela Escola Municipal Dario Persiano de Castro Vellozo, das máscaras africanas na Escola Municipal Helena Kolody e das galinhas d’angola confeccionadas pela Escola Municipal Álvaro Borges.

            A palestrante Vera Paixão enriqueceu os trabalhos na Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, e na Escola Municipal Maria Marli Piovezan as mulheres negras foram as protagonistas.

            No vídeo em destaque, a Escola Municipal Augusto César Sandino nos mostra as atividades realizadas pelos estudantes.

            Momentos inspiradores, estudantes empenhados. A Semana da Consciência Negra nas escolas que ofertam EJA em Curitiba mais uma vez nos mostrou o quanto esse tema tão importante pode ser abordado com propriedade e disseminar ideias, atitudes e reflexões.

 

 

Autor: SME/DEF/GEJA | Fonte: Escolas da rede municipal de ensino de Curitiba
00326873.jpg
Na Escola Municipal Rio Negro os estudantes estavam atentos ao vídeo da proposta pedagógica.
1/24