Sem medo da natureza

    Publicado por:  Ana Paula de Freitas Michak

Ao observar as crianças brincando livremente no quintal, percebemos que muitos tinham receio de apreciar e manipular elementos da natureza, algumas até demonstraram medo de pequenos insetos, de borboletas e formigas , em geral a reação imediata das crianças era matar os pequenos animais.

A partir das atitudes observadas , as professoras do pré único B, perceberam a necessidade de elaborar um trabalho que desenvolvesse nas crianças a busca pelo conhecimento desses animais e importância de cada um na natureza. De forma lúdica, por meio de pesquisas e incentivo, todos exploraram cada pedacinho do nosso quintal.

Houve encantamento pelas descobertas e no decorrer das propostas, as crianças foram perdendo o medo e passaram a cuidar e amar cada mosquitinho encontrado. Sapos, lagartixas, formigas, minhocas, besouro da argentina, mariposas e outros . Aprenderam a conviver e respeitar o ambiente dos seres vivos ao redor. 

Sussurrando e com leves passos se aproximaram das Saracuras e Curicacas que nos visitaram no fim da tarde.

Como foi rica a experiência de observar por um longo tempo o João de Barro construir a sua casa. Eufóricos e interessados, enxergaram o pássaro alimentando filhotes sem penas e esperaram ansiosos, os pequenos voarem em busca de alimento. Foram dias de espera e sentiram-se felizes ao ver os filhotes abandonado a casinha. 

Agora aproveitam muito bem o espaço e brincam sem medo da natureza!

Autor: Ana Paula de Freitas Michak | Fonte: Ana Paula de Freitas Michak
00453790.jpg
Sem medo da n atureza.
1/6