Segundo encontro da Escola de Pais na Regional Boa Vista aborda o diálogo e os limites na educação dos filhos

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Cerca de 30 pais e 15 estudantes das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil distribuídos nos bairros da Regional Boa Vista participaram na noite desta quarta-feira (26/06), do segundo encontro da Escola de Pais, projeto da Secretaria Municipal da Educação (SME) que busca aproximar ainda mais as famílias da vida escolar de seus filhos.

 

Conduzido por Sonia Pessin e Claudia Cristiane Alberti dos Santos, representantes da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (CEFAR) no Núcleo Regional da Educação (NRE) Boa Vista, o encontro teve como tema principal "O diálogo e os limites na educação dos filhos", em que as mediadoras e os participantes debateram o assunto classificando determinadas atitudes em "mito ou verdade", buscando associar o diálogo às ações de cuidar. 

 

Realizou-se uma dinâmica com balões coloridos contendo 12 números. Ao término da música, os participantes que ficaram com os balões em suas mãos os estouravam sequencialmente, e as mediadoras acionavam a frase respectiva a cada balão junto ao painel. A cada frase revelada, os pais eram convidados a refletirem sobre o que é mito e o que é verdade na educação dos seus filhos. Dentre as frases propostas para classificação em mito ou verdade, tiveram destaque as seguintes: "Criança educada é criança obediente!", "As crianças precisam de limites para se sentirem seguras!", "A criança  só obedece se recebe algo em troca!", "Os adultos são exemplos para as crianças e adolescentes!", "Podemos chamar atenção em qualquer hora e lugar!". Neste exercício de reflexão, todos puderam pensar melhor sobre algumas questões que acontecem cotidianamente em suas casas.

 

Enquanto os familiares participavam da dinâmica, as crianças que os acompanhavam foram acolhidas com atividades lúdicas e recreativas carinhosamente preparadas pela equipe do NRE Boa Vista.

 

Este segundo encontro evidenciou a consolidação da Escola de Pais como um importante momento de reflexão com o intuito de sensibilizar as famílias para que compreendam o seu papel e o seu valor diante da responsabilidade de formar um ser humano, bem como, compreendendo a importância da escola como parceira nesta formação. Confira as fotos deste precioso momento de integração e união!

 

O próximo encontro na Regional Boa Vista ocorrerá no dia 21/08, às 19h, no Auditório 3 da Rua da Cidadania Boa Vista.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SME e NRE Boa Vista
00225843.jpg
2º encontro da Escola de Pais - Boa Vista
1/9