Segundo dia de encontro traz debate entre secretários e relatos de experiências

    Publicado por:  Maria Duarte

O segundo e último dia do VIII Encontro Nacional das Cidades Educadoras e I Seminário da Secretaria Municipal da Educação – Territórios, Inovação, Educação Integral e Sustentabilidade: Contextos e Práticas incluiu relatos de experiências, palestras e um debate entre secretários municipais sobre as Cidades Educadoras e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Agenda tem como objetivos o combate à pobreza, à fome, redução de desigualdades, promoção do crescimento econômico sustentável e promoção da paz em escala global. Tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem implementadas por todos os países.

Os ODSs estão presentes em diversas ações, projetos e programas da Prefeitura de Curitiba, como o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços da cidade em salas de aula.

Participaram do “Café com Especialistas” os secretários municipais Márcia Huçulak (Saúde) e Luiz Fernando Jamur (Governo e presidência do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, IPPUC), o presidente da Fundação de Ação Social, Fabiano Vilaruel, o presidente do Insituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matchinske, e o professor Alceli Ribeiro Alves, Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A mediação foi feita pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e pelo coordenador executivo das Cidades Educadoras, Nelson Bucker.

O secretário de Governo frisou que o planejamento da cidade tem que ser feito para todos e permear todo o conjunto da sociedade. “O foco deve estar nas pessoas, principalmente naquelas que mais precisam da presença do poder público”, pontuou Jamur.

Valorizar o diferente

A palestra “Por que precisamos de Cidades Educadoras?”, com o professor Paulo Louro, da Rede de Cidades Educadoras de Portugal, foi um dos destaques do dia e também teve a mediação da secretária da Educação.

“Precisamos de cidades educadoras porque precisamos conhecer o outro, porque temos passado e memória, porque precisamos ir ao encontro do outro e valorizar o que é diverso. Precisamos romper linhas que separam territórios e culturas. É preciso cuidar de nós, dos outros e cuidar do planeta”, disse Louro.

O VIII Encontro Nacional das Cidades Educadoras e I Seminário da Secretaria Municipal da Educação teve dois dias de programação, totalmente no formato on-line, com debates, palestras e painéis sobre as bases conceituais das cidades educadoras, territórios educativos e o papel das universidades nesse processo.

Movimento Internacional

Curitiba integra o grupo de Cidades Educadoras desde outubro de 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.

O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é a Secretaria Municipal da Educação.

A secretária-geral da AICE, Marina Canals, comentou que os governos locais têm um papel-chave dentro do conceito de cidades educadoras, justamente pela proximidade com a população. “Dessa maneira são fundamentais como articuladores”, frisou.

“Quero agradecer a todos, que possamos nos enxergar cada vez mais potentes e nos fortalecermos nas políticas que desenvolvemos”, disse Maria Sílvia, no encerramento do evento.

Foram mais de vinte horas de transmissão ao vivo, pelo YouTube da Secretaria Municipal da Educação, com 60 painéis, 80 relatos de experiências e mais de 10,5 mil participações pelo canal.

Autor: SME | Fonte: SME
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