Seguimos nos conectando e aperfeiçoando o nosso saber!

    Publicado por:  Josiane Gurak Lous

     A formação continuada da equipe de profissionais da unidade é fundamental para que se tenha um aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, tendo o objetivo de assegurar uma ação efetiva que promova aprendizagens significativas.

     Desde o ano passado (2020), a equipe foi se adaptando a novos modelos de formação e, um deles, são os encontros realizados pelo “Google Meet”.

     Na manhã de hoje, dia 06/04, nos encontramos, nos conectamos, para aprofundar nossos estudos sobre o “Planejar”.

     Refletimos sobre as nossas práticas cotidianas e reafirmamos o nosso saber de que as crianças são portadoras de teorias e interpretações, sendo coprotagonistas dos processos de construção do seu próprio conhecimento.

     Nesse sentido, o verbo mais importante que deve guiar a ação educativa dentro de nossa unidade não é falar, explicar ou transmitir, mas sim “ESCUTAR”.  As crianças nos dizem e ensinam muito. Um dos nossos papéis, enquanto professores de Educação infantil, é o de criar contextos para que elas possam ampliar suas experiências e conhecimento de mundo.

     A cada encontro, lembramos com muitas saudades de nossos dias no CMEI e continuamos com a esperança de que logo voltaremos a nos encontrar!

 

“São as crianças, que sem falar, nos ensinam a razão para viver.

Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida.”

Rubem Alves

Autor: Josiane Gurak | Fonte: Currículo da Educação Infantil
00290751.jpg
Formação
1/10