A etapa da educação infantil em Curitiba ganhou currículo atualizado. O documento foi lançado durante o 13º Seminário de Educação Infantil, 3º Fórum Municipal de Educação Infantil e VI Circuito de Expressão Dramática na Pequena Infância, eventos realizados desta segunda a sexta-feira (4 a 8/11) pela Secretaria Municipal da Educação.
Os eventos permitem aos participantes refletir sobre os bebês, as crianças, suas infâncias e seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, o currículo mobiliza os profissionais para experiências de protagonismo da pequena infância no cotidiano.
“Este ano, o seminário, que demonstra todo o trabalho realizado ao longo do ano nas unidades, tem uma marca especial. É a marca do currículo”, disse a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, durante a abertura dos debates, no Salão de Atos do Parque Barigui.
“O seminário também representa a busca pela continuidade desse grande trabalho, para que essa infância prossiga”, completou Kelen.
A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, destacou o trabalho da equipe na elaboração do currículo, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Foi um ano e meio de construção, por várias mãos”, disse.
A superintendente também fez referência à Curitiba educadora, pois no último dia 9 a cidade recebeu o certificado de cidade educadora. Hoje são quinhentas cidades associadas em 36 países.
“Curitiba é uma cidade vanguardista porque já educa seus cidadão sem diversos espaços. O principal exemplo é o Linhas do Conhecimento”, citou Andressa.
A programação desta manhã contou com a participação da consultora Maria Camen Silveira Barbosa, chefes de Núcleos, diretores e professores.
Diálogo aberto
Os debates prosseguem até dia 8/11, na Unisociesc, na Boca Maldita.
Leia mais
Autor:
SME
|
Fonte:
SME