
Dia 17 de abril de 2018, terça-feira, foi um dia marcante para o CEI Professora Tereza Matsumoto.
Foi recebido com muito orgulho a visita do Diretor do Departamento de Educação do Consulado Italiano em Curitiba, Sr. Augusto Bellon, Sr. Alcir Empinotti presidente do Centro de Cultura Italiana Paraná / Santa Catarina, Maria Silvia Bacila Winkeler Secretária Municipal da Educação de Curitiba, Nilce Cardoso Malage chefe de Núcleo de Educação do Núcleo Boqueirão, Marcos Davel coordenador com demais colegas do Departamento de Língua Estrangeira, Direção de Projetos da SME e convidados para conhecerem a sala de aula de Italiano da escola.
A Professora Adriana Gabardo mostrou para os convidados que os alunos em pouco tempo de aula já aprenderam muito sobre a cultura e o idioma da Itália. Os alunos da escola fizeram uma linda recepção dos convidados cantando a música de domínio público “Se sei felice” com muito entusiasmo!
A influência de imigrantes de várias partes do mundo teve grande importância no ritmo e na forma de viver como hábitos e costumes hoje do povo Curitibano, inclusive das crianças que hoje estudam nas escolas da cidade. E resgatar esta cultura que é forte e presente na vida dos alunos é importante para que permaneça viva dentro de cada um as raízes familiares. Segundo o Portal da Prefeitura de Curitiba, “Alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos, ucranianos, nos centros urbanos ou nos núcleos coloniais, conferiram um novo ritmo de crescimento à cidade e influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais.” E ainda segundo o site da Prefeitura, “...os italianos vieram para Curitiba em 1872 e, em 1878, criaram a colônia Santa Felicidade. Os oriundos do norte da Itália eram, em sua maioria, operários, artesãos, profissionais especializados e comerciantes. Os do sul dedicavam-se à lavoura e introduziram novos implementos agrícolas. Assim como os poloneses, eles vendiam na cidade, de carroça, sua produção de hortaliças.” (http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/historia-imigracao/208)
Muito destes alunos são descendentes de italiano, a região onde é localizada a escola ainda se tem moradores que são filhos, netos e bisnetos destes que vieram colonizar a região e aqui fizeram história.
Logo após os alunos do 4º ano A e os convidados se dirigiram até a sala da oficina de Italiano para fazer uma breve demonstração da dinâmica da aula, onde fizeram uma leitura de texto da apostila de ensino de Italiano!
Para o encantamento de todos, a pronuncia estava perfeita!
Parabéns alunos do C.E.I. Tereza Matsumoto, vocês nos orgulharam!!
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-italiano9/12132/n#.Wtol839v_IU
Autor:
CEI Prof.ª Tereza Matsumoto, EM
|
Fonte:
Profª Solange Daufembach Esser Pauluk