Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música!

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

As crianças experienciam diferentes sons todos os dias, diferentes ritmos e melodias. Os sentidos se aguçam e a sensibilidade ganha destaque nas diferentes possibilidades de conectar - se com a música.

 

Nesse sentido, Nogueira (2006) ainda afirma que os brinquedos musicais fazem parte da vida da criança desde muito cedo – é por meio dos acalantos, das parlendas, dos brinquedos ritmados entre mãe e bebê, que se estabelecem as primeiras experiências lúdico-musicais da vida humana. Também é importante salientar que ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos sonoros, são propostas que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem.

 

Para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidade entre a instituição de educação infantil e a família são essenciais. Além disso, a instituição precisa conhecer e dialogar com a riqueza e diversidade culturais das famílias e comunidade (BNCC).

No sábado de integração das famílias (02/ 10) nos reunimos virtualmente para brincar, ouvir música, cantar, dançar, criar instrumentos sonoros com objetos do lar e se divertir. As crianças compartilharam seus instrumentos musicais e suas melodias particulares. Teve violão, pandeiro, sopro, batuque com panelas e outros objetos! Com sons do corpo criamos música! Tudo em perfeita harmonia! Nossa parceira Ana Paula Corsini animou a manhã com canções do cancioneiro infantil e músicas para remexer as crianças, famílias, professoras e professor do Ciro.  

A Dona Maricota também apareceu em nossa integração para animar a manhã! Lá da casa da Professora Josieli ela alegrou a manhã com sugestões de músicas e muita brincadeira!

 

https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2021/10/mp3/00316103.mp3

(Áudio gravado durante o sábado de integração das famílias) 

 

As diferentes propostas musicais envolvem o movimento, a escuta, o relaxamento, a brincadeira. Brincando e interagindo com sons diversos, as crianças vivenciam os elementos musicais de forma natural e se apropriam da linguagem musical, se divertindo e ampliando seu repertório e sua leitura de mundo, aprendendo por meio das experiências vividas no cotidiano.

 

 "Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.

Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.

Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical.

A experiência da beleza tem de vir antes”

 Rubem Alves

 

Eterno Abraço! Equipe CMEI Ciro Frare.

Autor: Aline Eluize Cardoso | Fonte: CMEI Ciro Frare
00316071.jpeg
Imagens sábado de integração com as famílias.
1/32