Scratch em: Ondas de Gentileza na Escola

    Publicado por:  Elizangela Carvalho

 

Durante todo o mês de maio, acontece na escola e unidades em anexo, Ueis e Farol do Saber e Inovação, propostas de atividades diversas com o tema: Scratch em: Ondas de Gentileza, envolvendo estudantes que participam das oficinas no Espaço Maker do Farol do saber e Inovação Vinicius de Moraes, Unidades de Educação Integral I e II, Professores, estudantes da EJA, escola e comunidade. Oficinas envolvendo a todos nestas Ondas de Gentilezas. Iniciamos as atividades construindo blocos de programação desplugada com atitudes de gentileza com estudantes e famílias no sábado letivo. O Scratch fez um passeio nas aulas de artes com a professora Nina, confira o projeto no link abaixo. Participamos da ScratchWeek construindo os Caminhos da Gentileza, brincando e aprendendo com os estudantes no ScratchDay e também ScrathNight com estudantes da EJA. Foram momentos de conhecimento, aprendizagem, interação, criatividade, envolvimento de todos, compartilhando gentilezas com o mundo de forma criativa, significativa, relevante e divertida. Ainda não acabou, seguimos em frente aprendendo e compartilhando gentilezas.

Como surgiu o tema?

Surgiu a partir de um e-mail em meio a guerra entre Ucrania e Russia, uma professora da ucraniana  Olesia Vlassi para Mitchel Resnick que é membro integrante do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e criador do programa Scratch. O Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, o Scratch foi desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab da universidade americana MIT com o intuito de ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos de idade. ( disponível em: https://planetcode.com.br/o-que-e-o-scratch/).

Essa campanha surgiu a partir desta comunicação entre a professora ucraniana e Mitchel Resnick ( Tantas pessoas no mundo estão precisando de ajuda. O que cada um de nós pode fazer? Podemos gerar uma onda de gentileza em nossas mentes e enviá-la para essas pessoas. E como podemos fazer isso? Acho que temos a resposta. Você pode criar essa onda na sua mente e torná-la realidade no Scratch; lá é possível criar uma animação incrível, uma mensagem carinhosa ou simplesmente uma imagem de paz.) disponível em: https://scratchbrasil.org.br/ondas-de-gentileza/

E nós estamos contribuindo com essas gentilezas, momentos de reflexão, aprendizagem, compartilhando atitudes. As propostas de atividades continuam e seguimos espalhando gentilezas para o mundo.

Projeto Scratch em Artes: parceria com a professora Nina e estudantes de 1º e 3º ano. Acesse  o link: https://scratch.mit.edu/projects/692221370/

Gentileza com a EJA, acesse os links: https://scratch.mit.edu/projects/692207745/

                             Sensor de vídeo:      https://scratch.mit.edu/projects/692251966/

Autor: Elizangela Carvalho | Fonte: Farol do Saber e Inovação Vinicius de Moraes
00347842.jpg
Ondas de gentileza
1/4