Savanas Africanas e suas curiosidades

    Publicado por:  Rosi Mari Ribeiro Guimarães

Neste segundo semestre o maternal II desenvolveu a proposta OS ANIMAIS.

Tudo partiu do interesse deles pelo contexto dos dinossauros e animais em miniatura, quando o Heitor perguntou:

_ Prof dinossauro existe?

A prof. respondeu:

_ Não, este animal faz muito e muito anos que deixou de existir.

__ Vou brincar com animais que existe, e logo tirou os dinossauros e colocou os animais e ficou um bom tempo brincando com animais que ele mesmo juntou.

Diante do interesse da turma por animais foi que surgiu a pesquisa sobre dos animais.  A partir de então procuramos instigar a curiosidade por meio de um painel com imagens fixo na parede da sala de referência, assistimos vídeos relacionados aos animais, e ouvimos músicas, foram feitos registros por meio de desenhos de observação.

 Através de documentários que assistimos na sala por meio do multimídia foi possível registrar em momentos de conversa o que as crianças observaram do documentário. As crianças relataram que a girafa com seu pescoço grande consegue comer as folhas das árvores mais altas, e o elefante que pega a comida com a trompa, a descoberta da onça sem pinta não é onça e sim o leopardo, e quem tem listas é o tigre. E partindo desse interesse pelos animais, a turma descobriu outras espécies, cada uma delas com suas características.

Os animais da Savana Africana foi a descoberta da turma, pois descobrimos que não pertencem a fauna brasileira, mesmo existindo espécies nos zoológicos e parques do Brasil. Durante nossa pesquisa sobre as Savanas Africanas conhecemos mais sobre a flora e a fauna africana e construímos uma maquete, que hoje faz parte de um contexto na sala de referência.

Ainda dentro da proposta da África, foi apresentado para turma as vestimentas do povo Africano, com suas estampas expressivas e cores fortes, momento descontraído com desfiles ao som da música KOKALEOKO, a turma se divertiu muito com este momento

Autor: Professoras: Francine e Lucimeire | Fonte: CMEI São José Opeerário
00390389.jpg
Savana Africana e suas curiosidades
1/13