Saúde da cabeça aos pés - Fome zero e agricultura sustentável

    Publicado por:  Josiane Gurak

        Na primeira semana de Ensino Híbrido, com um grupo de crianças, percebemos em suas brincadeiras o interesse por modelar alimentos com massinha e também de brincar de cozinhar. Acreditamos que as crianças antes de retornarem ao CMEI, participavam dos momentos de cozinhar em família. Percebemos também nas brincadeiras e na fala dos pequenos o alimento "pizza" bem presente.

        Pensando nesse interesse das crianças, planejamos propostas com a temática alimentação saudável: “Saúde da cabeça aos pés”, onde enviamos nos kits Pedagógicos, jogos da memória e da velha, questionários para descobrirmos como é a alimentação das crianças em suas casas, parlenda cantada pelas professoras: “Um, dois, feijão com arroz” conforme o texto enviado no kit de alimentação complementar, informativos reflexivos sobre alimentação saudável via whatsapp,  receitas de vitaminas saborosas com pesquisas das frutas  e um quebra-cabeça com imagens das crianças se alimentando em família.

       Também com o intuito de avançar nas ações que favorecem a conscientização cidadã socioambiental de bebês, crianças e adultos, para que efetivamente sintam-se e sejam pertencentes ao mundo, Curitiba aderiu, em 2017, à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um plano de ação que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Considerando a existência de uma rede de cooperação e interações, podemos destacar os ODS como parte de um grande pacto mundial em que cada um de nós pode fazer a diferença no cotidiano.

      A alimentação saudável, entra no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 com o tema - fome zero e agricultura sustentável. (Currículo da Educação Infantil de Curitiba, páginas 51,52 e 53). Por isso, acreditamos que ao nos alimentarmos de forma saudável, reduzindo o consumo de alimentos industrializados, nos traz muitos benefícios, tanto na saúde humana quanto nos impactos no planeta. Sendo assim, estamos aqui para incentivá-los a se alimentarem saudavelmente, pois acreditamos que se nos alimentarmos de forma saudável, construiremos uma sociedade e um Planeta com Saúde da cabeça aos pés!

          Depois de refletirmos sobre a Alimentação Saudável, queremos deixar aqui algumas estratégias implementadas por Curitiba que contribuem para o alcance das ODS, na nossa temática de alimentação saudável: 

- Armazém da Família

- Feira de Orgânicos 

- Feira direto da Roça 

- Hortas comunitárias 

- Restaurantes Populares

- Sacolão da Família

Para maiores informações acesse o site https://www.curitiba.pr.gov.br/

Clique em serviços,  e faça a busca com tema alimentação, lembrando que alguns atendimentos estão sendo de forma online, devido a pandemia.

 

Nós e nossa cidade, acreditamos e trabalhamos em prol de crianças e famílias saudáveis!


 

                                                                                                           Texto escrito pelas professoras da turma do Maternal IIB

                                                                                              Beatriz, Cristina, Paola e Viviane

 

Autor: Josiane Gurak | Fonte: CMEI Pedro Claiton Pelanda
00300652.jpg
Alimentação Saudável
1/26