Neste sábado (22/03/14), foram desenvolvidas várias atividades no Comunidade Escola Itacelina Bittencourt, sendo que tivemos a participação da saúde através da Cristiane e de suas estagiárias, no programa Prevenção Bucal. Todas as atividades foram desenvolvidas pensando na higiene e na prevenção de doenças bucais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de brasileiros (ou seja, 16% da população) nunca estiveram em um consultório odontológico. Talvez, por essa razão, muita gente ainda acredite que os problemas bucais estejam limitados apenas às cáries.
A boca é o órgão do corpo humano mais exposto a processos infecciosos e traumáticos. São inúmeros os males capazes de afetar o sorriso de uma pessoa. A falta de higiene e de cuidados essenciais com a limpeza dos dentes e de toda a cavidade bucal é a principal responsável por doenças que vão desde uma simples gengivite até tumores. A cavidade bucal não funciona apenas como alvo. Ela também serve de porta de entrada para levar problemas a outras partes do corpo. Infecções crônicas da gengiva, por exemplo, podem danificar fígado e rins. Mas o grande perigo mesmo leva o nome de endocardite bacteriana, uma infecção das válvulas do coração que acomete com maior frequência em quem já apresenta danos no órgão. Por meio de abcessos na boca (acúmulo de pus causado por inflamações), agentes nocivos podem se alojar no coração e piorar o quadro, provocando até a morte (fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/0/artigo11215-1.asp).
Foi realizada demonstração de como fazer um escovação eficiente. Com o molde de uma boca em tamanho ampliado assim como uma escova os participantes deveriam (sob supervisão da equipe) realizar a escovação. No teatro houve um momento de descontração total onde os participantes foram surpreendidos com “o cheiro de uma boca escovada” e outra com o “cheiro de mau hálito”. Houve palestras, jogos temáticos, um delicioso lanche com posterior escovação dos dentes com escovas fornecidas pela equipe.
Realmente foi um dia para ficar na memória e mudar hábitos. Estas e outras atividades ocorrem todos os sábados, das 9h às 17 h e aos domingos das 9h às 13h, aqui na escola Itacelina Bittencourt, situada na Rua São Paulo, nº 2055, Vila Guaíra.
Autor:
NRE PR/ Vanessa Viol Moretti
|
Fonte:
Elenise Zirhut de Mattos