Saneamento Básico na EJA

Publicado por:  Gessika Larissa da Silva

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Maria Marli Piovezan estão estudando sobre o Saneamento Básico nesse trimestre. Foram debatidos os 4 elementos que constituem o Saneamento: 1. Tratamento da água; 2. Tratamento do Esgoto; 3. Tratamento de Resíduos Sólidos; e 4. Destinação correta das Águas Pluviais (água das chuvas).

A turma teve a oportunidade de conversar com a Amanda, estagiária em Pedagogia da Uninter, que trabalhou na SANEPAR e contou sobre sua experiência. Ela mencionou as condições de trabalho, as profissões que estão relacionadas ao tratamento da água e as pesquisas que estão sendo realizadas para buscar maneiras mais efetivas e baratas para o tratamento. Os alunos tiraram dúvidas e  curiosidades sobre o processo. Foi uma participação muito rica!

Durante as aulas, foram mobilizados diversos conhecimentos matemáticos, de biologia, conhecimento de profissões, meio ambiente, gêneros textuais e áudio visuais, além de leituras de mapas, croquis e fluxogramas. Para a finalização da atividade, os alunos estão construindo uma maquete para socializar o conhecimento com os demais alunos da escola!

O professor Vinicius conduziu essa ação junto com a professora Andreia e com o apoio das alunas da Pedagogia da Uninter.

Autor: Prof.ª Maria Marli Piovezan, EM | Fonte: Professor Vinícius Silva Rodrigues dos Santos
EJA