No último dia dois de Junho de 2015 o Jornal Gazeta do Povo noticiou o Projeto Institucional da Diversidade desenvolvido em nosso CMEI.
O Projeto teve início na unidade no ano de 2011 a partir da sensibilidade da Diretora Tânia Chuves e das Pedagogas Pulcina( até 2013) e Rubiane, em perceberem a importância de trabalhar com as crianças as diferenças entre elas, sabendo ainda que há algum tempo a legislação educacional inseriu no Currículo das Instituições de Educação Infantil a obrigatoriedade da abordagem pedagógica quanto as culturas africana e indígena, através da leis 10639/2003 e 11645/2008.
Sendo assim o referido projeto pretende inserir no dia a dia das crianças ações que incentivem o respeito às diferenças, protagonizando as culturas indígena e africana.
Para o desenvolvimento do Projeto de maneira significativa, acontece desde o início e continuamente a sensibilização da equipe para a importância do mesmo.
Anualmente estabelecemos um tema comum a todo CMEI e a partir desse tema cada turma realiza o seu planejamento. Como encerramento do Projeto temos nossa Festa da Diversidade, onde dividimos com as famílias tudo o que aprendemos e celebramos o respeito ao próximo.
Todos os anos estão presentes no Projeto as Bonecas de pano negras feitas pela Professora Kelly Regina.
Para o sucesso do Projeto a unidade contou com o envolvimento de todos, funcionários, famílias e comunidade.
Participações Especiais:
Pulcina – Pedagoga e idealizadora do Projeto que junto com a Diretora Tânia desenvolveu e deu o ponta pé inicial;
Flavia – Mãe de criança da unidade que desde o começo do Projeto vem contribuindo e participando das apresentações e contações para as crianças, famílias e equipe;
Rubens e amigos – que vem dando suporte para construção dos espaços;
Dona Salete – Da comunidade que nos ampara nos serviços de costura;
João Bello e Susi Mont Serrat – Poetas e cantores que todos os anos fazem mais que especial a nossa festa cantando e declamando o amor, igualdade, sonhos...
Este ano para o desenvolvimento do projeto as relações naturais surgem para atender contextos com significados, superando apenas o entendimento de conceitos, mas utilizando esses conhecimentos em situações que façam sentido para as crianças.
Além disso, a literatura, leitura e oralidade, terão posição estratégica nesse projeto, trazendo uma prática muito presente na cultura africana, a tradição oral. Estão sendo inseridos contos e histórias com origem na África, mais uma vez estabelecendo pontes com o cotidiano da criança, também trazendo histórias que sejam importantes para suas famílias e para a comunidade em que estão inseridas.
Entendendo a grande expressividade artística presente na cultura africana, essa também será uma linguagem que permeará esse projeto, se apresentando através de músicas, danças, dramatizações e representações gráficas.
Acesse a Gazeta do Povo e veja a matéria: A diversidade racial como eixo do ensino infantil | Vida e Cidadania | Gazeta do Povo - http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/a-diversidade-racial-como-eixo-do-ensino-infantil-eoxwh9wyvlm8sz8t7n4s5tzru
Em breve mais notícias do nosso Projeto...
Autor:
Jardim Paraná, CMEI
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Fonte:
EPA CMEI JARDIM PARANÁ